20 álbuns de 20 anos atrás: relembre os hits de 1999

Música

Lista

20 álbuns de 20 anos atrás: relembre os hits de 1999

Fim do milênio trouxe a explosão de Blink-182 e Eminem e a estreia de Britney Spears e Christina Aguilera

Julia Sabbaga
05.06.2019
16h03

20 anos atrás o mundo da música foi presenteado com alguns lançamentos memoráveis, não somente no pop - com a explosão de Britney Spears e Christina Aguilera - mas também no rock, quando Slipknot lançou o seu álbum de estreia e o Blink-182 surgiu nos holofotes com Enema Of The State. No cenário nacional, bandas gigantes como O Rappa e Charlie Brown Jr. também deixaram seu marco. 

Para um momento nostálgico (e talvez um pouco perturbador), compilamos abaixo os álbuns que fazem 20 anos em 2019:

Californication - Red Hot Chili Peppers

Em 1999 o Red Hot Chili Peppers lançou o seu álbum mais bem-sucedido internacionalmente, Californication. O retorno de John Frusciante à banda rendeu elogios da imprensa e do público, e o disco marcou com hits como "Scar Tissue", "Californication", "Otherside" e outros. 

Lado B Lado A - O Rappa

No cenário nacional, O Rappa marcou 99 com alguns de seus maiores hits, como "Me Deixa" e "Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)". As faixas fazem parte do terceiro álbum do grupo, Lado B Lado A, considerado um dos maiores discos da música brasileira dos anos 90.

...Baby One More Time - Britney Spears

A explosão de Britney Spears veio um pouco antes, quando o single "...Baby One More Time" foi lançado no fim de 1998, mas a cantora cimentou sua carreira com o álbum da faixa, homônimo, lançado em janeiro de 99. O disco trouxe outros singles como "Sometimes", "(You Drive Me) Crazy" e "Born to Make You Happy".

Slipknot - Slipknot

O Slipknot foi formado em 95 e lançou seu primeiro trabalho, a demo Mate. Feed. Kill. Repeat., em 96, mas foi em 99, com o lançamento de seu álbum homônimo, que o grupo explodiu como um dos grandes nomes do nu metal. Já em uma gravadora de renome, a Roadrunner Records, o grupo surgiu nos holofotes com singles "Wait and Bleed" e "Spit It Out".

Blink-182 - Enema Of The State

Um dos álbuns mais marcantes do fim dos anos 90 veio do Blink-182, que lançou o seu terceiro disco, Enema Of The State, em 99. O disco teve um impacto gigantesco no pop punk e vendeu mais de 15 milhões de cópias, tornando o trio um dos atos mais bem sucedidos do rock na época. Enema Of The State trouxe hits como "All The Small Things" e "What's My Age Again?".

Millennium - Backstreet Boys

Assim como o Blink-182, o Backstreet Boys também lançou o seu terceiro álbum em 1999. Millenium quebrou o recorde do álbum com mais remessas internacionais e trouxe hits eternos da boy band, como "I Want It That Way", "Larger than Life" e "Show Me the Meaning of Being Lonely". 

Ricky Martin - Ricky Martin

Em 1999, Ricky Martin estourou internacionalmente lançando o seu primeiro álbum em inglês, auto-intitulado. O disco foi um sucesso comercial gigante, principalmente pelo seu single principal, "Livin' La Vida Loca".

Preço Curto... Prazo Longo - Charlie Brown Jr.

Em 99 o Charlie Brown Jr. lançou o seu segundo álbum, Preço Curto... Prazo Longo, álbum que impulsionou a banda ao mainstream, com hits como "Zóio de Lula" e "Te Levar", faixa que acabou figurando na abertura de Malhação

FanMail - TLC

1999 também foi o ano de "No Scrubs", uma das faixas mais memoráveis do TLC. O hit foi lançado no álbum FanMail, um dos mais bem-sucedidos comercialmente do trio. Indicado a oito prêmios no Grammy e vencedor de três, FanMail também trouxe os hits "Unpretty" e "Dear Lie".

The Battle of Los Angeles - Rage Against The Machine

Os anos 90 não seriam os mesmos sem o Rage Against The Machine, que lançou o seu terceiro álbum, The Battle Of Los Angeles, em 1999. Considerado não apenas um dos melhores álbuns do ano mas também como um dos melhores discos de todos os tempos pela Rolling Stone, o álbum trouxe faixas como "Testify", "Guerrilla Radio" e "Calm Like a Bomb".

The Slim Shady LP - Eminem

O Eminem fez a sua estreia em uma grande gravadora em 1999, lançado The Slim Shady LP, seu segundo álbum. Saindo do underground e explodindo no mainstream, Eminem marcou o ano com faixas como "My Name Is" e "Guilty Conscience", com Dr. Dre, e levou o Grammy por melhor álbum de rap. 

There Is Nothing Left to Lose - Foo Fighters

Em 1999 o Foo Fighters lançou o seu terceiro álbum e estreou uma nova sonoridade que agradou tanto fãs quanto críticos, resultando na primeira vitória da banda no Grammy, por melhor álbum de rock. There Is Nothing Left to Lose trouxe sucessos como "Learn to Fly", "Generator" ou "Breakout".

Christina Aguilera - Christina Aguilera

O pop não foi dominado somente pela Britney Spears em 1999, afinal, o ano também trouxe a estreia de Christina Aguilera em seu álbum auto-intitulado. O disco com "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants" e "I Turn to You" rendeu à cantora o prêmio de artista revelação no Grammy.

Vol. 3… Life and Times of S. Carter - Jay Z

Jay-Z também consolidou sua carreira nos anos 90 com seus quatro primeiros álbuns lançados nesta década. Em 99, o rapper lançou Vol. 3… Life and Times of S. Carter, seu quarto álbum e um de seus mais aclamados. O disco estreou em primeiro lugar nas paradas e trouxe "Big Pimpin'", "Do It Again (Put Ya Hands Up)"Things That U Do" e mais.

Ivete Sangalo - Ivete Sangalo

1999 marcou a estreia da carreira solo de Ivete Sangalo, que lançou o seu primeiro trabalho fora da Banda Eva. O disco auto-intitulado trouxe "Tá Tudo Bem" e "Canibal", mas estourou de verdade com "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", faixa que fez parte da trilha sonora da novela Uga Uga

Santana - Supernatural

Um dos álbuns mais emblemáticos de 1999 foi lançado pelo Santana, o Supernatural, disco recheado de participações especiais que atingiu o primeiro lugar em mais de 10 países. Com Rob Thomas, Lauryn Hill, Eric Clapton e mais, Supernatural deixou sucessos como "Smooth", "Maria Maria" e "Corazon Espinado".

Astro Lounge - Smash Mouth

O Smash Mouth lançou um dos hits mais memoráveis de 1999, "All Star", em seu segundo álbum, Astro Lounge. A faixa permanece como a mais reconhecível do grupo, mas o disco também trouxe hits como "Then the Morning Comes" e "Can't Get Enough of You Baby". 

Lou Bega - A Little Bit of Mambo

O disco A Little Bit Of Mambo, de Lou Bega, trouxe outro hit que marcou todas as festas de 99 e do início dos anos 2000: "Mambo No. 5 (A Little Bit of...)". A faixa atingiu o primeiro lugar na maioria dos países da Europa e chegou em 3º nas paradas dos EUA, e o álbum recebeu o disco de platina em mais de 10 países. 

The Flaming Lips - The Soft Bulletin

O nono álbum do The Flaming Lips, The Soft Bulletin, lançado em maio de 99, foi aclamado pela crítica e público e acabou no topo de diversas listas de melhores álbuns do ano, ainda figurando em listas de álbuns para ouvir antes de morrer e os melhores álbuns da década de 90. O disco lançou os singles "Race for the Prize" e "Waitin' for a Superman".

Com Você Meu Mundo Ficaria Completo - Cassia Eller

Cássia Eller já era considerada uma das maiores cantoras do Brasil, mas em 99 ela se consolidou entre os nomes do MPB com o lançamento de Com Você Meu Mundo Ficaria Completo. O disco trouxe uma nova sonoridade à sua discografia, mais serena, e marcou com faixas como "Gatas Extraordinárias" e "O Segundo Sol".