Música

Lista

10 documentários de música para ver na Netflix

Longas recontam a história da música através de outros focos

Julia Sabbaga
22.02.2018
16h54

A Netflix está cheia de documentários de música para todos os gostos. Para ajudar a decidir qual assistir, reunimos 10 documentários de diferentes tipos, que prometem agradar qualquer um que curte música, independente do gênero:

A Um Passo do Estrelato

RADiUS-TWC/Divulgação

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2014, A Um Passo do Estrelato é um relato da vida das cantoras que fizeram carreira e marcaram a música um pouco atrás dos holofotes, como backing vocals. Tirando diversos nomes do anonimato, o documentário é não só uma análise da vida das cantoras dos anos 60 na atualidade, como uma investigação dos motivos por trás das injustiças que sofreram, passando por temas como sexismo e racismo. Veja o trailer.

George Harrison: Living In The Material World

Grove Street Pictures/Divulgação

Dirigido por ninguém menos que Martin Scorsese, George Harrison: Living In The Material World é uma análise emocionante e minuciosa da vida do Beatle mais calado. O mestre da guitarra é relembrado por diversos gigantes da música, desde Paul McCartney e Ringo Star, a Eric Clapton, Mick Jagger, Yoko Ono até Pattie Boyd, a famosa fotógrafa que casou tanto com Harrison quanto com Clapton. Veja o trailer aqui.

Hired Gun

Drama Kills/Divulgação

Hired Gun busca trazer à frente diversos nomes importantes da música que ninguém ouviu falar. Músicos de sessão e de turnê que passaram pelas bandas de Billy Joel, Kiss e Alice Cooper são analisados para mostrar a relevância que os integrantes tiveram em diversos hits conhecidos, além dos desafios e injustiças que o vêm com o cargo. Veja o trailer aqui.

Metallica: Some Kind Of Monster

IFC Films/Divulgação

Some Kind Of Monster funciona quase que como um reality show. Quando uma equipe acompanha uma das maiores bandas de Metal do mundo, o Metallica, durante dois anos, são expostas todas as batalhas internas, brigas com familiares e conflitos de cada um dos membros. O filme se passa na carreira do Metallica entre 2001 e 2003, quando a banda gravou um de seus álbuns mais polêmicos, St. Anger, e é um relato honesto e brutal das fragilidades e egos de uma banda gigante. Veja o trailer. 

Mamonas Pra Sempre

Mamonas Pra Sempre/Netflix/Divulgação

Mamonas Pra Sempre é imperdível para os fãs da banda que marcou o Brasil na década de 90. Um dos maiores fenômenos da música brasileira, o Mamonas Assassinas e seus membros Bento, Dinho, Júlio, Samuel e Sérgio, são retratados desde a formação de sua banda anterior, Utopia, até o trágico acidente que marcou o fim da banda, em 1996. Veja o trailer aqui.

SHOT!: The Psycho-Spiritual Mantra of Rock

RockEye Productions/Divulgação

A biografia de um dos mais lendários fotógrafos do rock, Mick Rock, é uma viagem na carreira de inúmeros artistas que foram registrados pelas suas lentes, e um retrato da vida intensa do rock n’ roll através dos anos. Ligeiramente pretensioso, Rock passa pela sua história recontando os efeitos que os bastidores do rock deixaram em sua vida, e relembra a história da música, passando por David Bowie, Blondie, Queen, Lou Reed e mais. Veja o trailer.

Janis: Little Girl Blue

Disarming Films/Divulgação

O emocionante relato da vida de Janis Joplin, Janis: Little Girl Blue, conta da vida da excêntrica cantora desde sua infância no Texas até sua batalha com drogas e a morte por overdose em heroína. O documentário se desenrola por imagens e vídeos de arquivos, além de depoimentos de amigos e amantes da cantora, e traz narrações de Cat Power, que lê cartas reveladoras escritas pela própria Janis. Veja o trailer aqui.

The Man who Would Be Polka King

Orgoworld/Divulgação

The Man Who Would Be Polka King é um documentário relacionado com música, mas não particularmente sobre o tema. O filme conta a história da lenda da polca, o polônes Jan Lewen, que se tornou um mito da música em uma carreira sólida, com residências de dez anos de shows em Atlantic City, a turnês na Europa e até amizade com o Papa. Mas o longa retrata a decadência de seu império quando um esquema ponzi de 10 milhões de dólares foi descoberto. O documentário conta a história real do músico, que também foi retratado no recente filme com Jack Black, O Rei da Polca. Veja o trailer aqui.

What Happened Miss Simone

Moxie Firecracker Films/Divulgação

Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2016, What Happened, Miss Simone? vai além de um tributo à carreira de Nina Simone, recontando a ascenção e queda de sua carreira, mas também focando nos conflitos mais íntimos da cantora, que batalhava contra depressão, passou por relações abusivas, e, mais tarde, se envolveu em movimentos de direitos civis. Dirigido por Liz Garbus, o longa perdeu no Oscar para Amy. Veja o trailer.

Anvil! A História de Anvil

Anvil/Netflix/reprodução

Anvil! A História de Anvil é um documentário que desperta todo tipo de emoção. O longa explica como a banda canadense que saiu de uma turnê com Scorpions, Whitesnake e Bon Jovi em 1984, conseguiu se afundar em turnês fracassadas, não vender álbuns e simplesmente ser aclamada pelos grandes, mas, ao mesmo tempo, não ter sucesso algum. Chegando a ser bizarro e engraçado, Anvil! A História de Anvil é comovente e emocionante, mostrando também a batalha dos membros em se manter relevantes. Veja o trailer aqui.