Filmes

Artigo

Lingo Lingo! Entenda o que significa a expressão de Milagre na Cela 7

Código entre pai e filha no filme da Netflix vem de popular canção turca

Julia Sabbaga
15.04.2020
16h45
Atualizada em
18.04.2020
17h12
Atualizada em 18.04.2020 às 17h12

"Lingo Lingo! Garrafas!" é uma expressão que, para quem se debulhou de lágrimas em Milagre na Cela 7, é bem familiar. A frase compartilhada entre pai e filha no novo filme disponível na Netflix é dita repetidas vezes durante o longa, mas muita gente ficou coçando a cabeça para entender exatamente o que a expressão significa. 

O pequeno código compartilhado entre Memo e Ova não apenas serve como as primeiras palavras ditas no filme, como ajuda os dois a se encontrarem entre os muros da cadeia e o mundo exterior, e expressa a felicidade dos dois todas as vezes que se reencontrm. Mas o que exatamente quer dizer "Lingo Lingo! Garrafas!"?

A frase vem de uma música tradicional turca, popular principalmente em danças do ventre, e intitulada "Lingo Lingo Şişeler" (também conhecida com a grafia "Lingo Lingo Shisheler", utilizada pela ausência do s com cedilha em diversos alfabetos, como o latino). Em turco, "Lingo Lingo" é como um "La La La" para nós, algo como uma letra musical sem sentido literal para ser cantarolada, e "şişeler" realmente quer dizer "garrafas". 

A frase pouco significa quando dita por si só, mas a letra da música cita um amor não-correspondido e tem referências à bebida, como a frase ""Garrafas, garrafas, eu bebi meu raki e você não gosta de mim. Eu cai na lama e você riu de mim". Raki, por sua vez, é uma bebida alcóolica típica da Turquia, que também figura em Milagre na Cela 7, durante a ceia dos prisioneiros. 

A canção "Lingo Lingo Şişeler" é tão popular na Turquia que diversas versões, bem diferentes entre si, podem ser encontradas no YouTube. Alguns exemplos podem ser conferidos no topo da página, na versão da banda Barabar, e abaixo, com a cantora Meral Azizoğlu.

Portanto, toda vez que Memo e Ova se comunicam com a pequena e carismática expressão, eles estão fazendo uma referência à popular música turca. 

Milagre na Cela 7 está disponível na Netflix.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.