Tudo sobreMarvel vs Capcom

Marvel vs Capcom é uma série de jogos de luta que promovem encontros entre a Marvel e a Capcom.

A série começou com dois jogos de luta com personagens da Marvel produzidos pela Capcom: X-Men: Children of the Atom (1994) e Marvel Super Heroes (1995). Aqui, surgiriam os primeiros conceitos da franquia, como combos aéreos, super pulos, golpes especiais superpoderosos e cenários de múltiplos ambientes.

O primeiro encontro viria em X-Men vs. Street Fighter (1996), com lutas entre duplas que podiam se alternar no meio do combate. A continuação Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (1997) colocaria demais personagens da Marvel contra os lutadores de Street Fighter e apresentaria mais uma mecânica importante: a possibilidade de chamar seu personagem fora de tela para ajudar com um golpe.

O primeiro crossover completo foi Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998), Personagens como Mega Man, Morrigan (Darkstalkers), Captain Commando, Strider Hiryu e Jin Saotome (Cyberbots) foram representantes da Capcom contra personagens como Capitão América, Máquina de Combate, Venom e mais. Um elenco auxiliar de heróis passou a figurar na mecânica de auxílio em tela.

Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000) passou a ter lutas entre trios, e não entre duplas, e contou com 56 personagens, incluindo os principais nomes dos games anteriores e estreantes como Medula (X-Men), Cable e Jill Valentine (Resident Evil). Foi, também, o primeiro game a ter personagens originais: Amingo, Ruby Heart e SonSon.

Nos anos 2000, a Capcom expandiria seu conceito para crossovers com outras empresas de games e mídia do Japão, criando títulos como Capcom vs. SNKTatsunoko vs. Capcom. 

A parceria com a Marvel seria reeditada em Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds (2011), o primeiro da série a ter lutadores e ambientes tridimensionais, mas ainda com gameplay 2D. Do lado da Marvel, estrearam personagens como Deadpool, MODOK, Fênix e X-23. Já a Capcom introduziu diversos personagens de suas franquias dos anos 2000, como Dante (Devil May Cry), Amaterasu (Okami) e Viewtiful Joe. A principal nova mecânica foi o X-Factor, um período temporário de aumento de poder que pode ser usado uma vez por luta pelo jogador.

Uma versão atualizada, Ultimate Marvel vs. Capcom(2011), traria ainda mais personagens recentes da Capcom, como Frank West (Dead Rising) e Vergil (Devil May Cry), além de Nemesis (Resident Evil). Do lado da Marvel, começaram a despontar nomes de seu universo cinematográfico, como Doutor Estranho, Rocket Raccoon, Nova e Gavião Arqueiro.

O novo game da série é Marvel vs. Capcom Infinite (2017), que retoma as lutas de 2 contra 2 e abandona o X-Factor em favor das Joias do Infinito, que podem ser usadas no meio da luta. Rumores indicam que o game pode também seguir a atual linha da Marvel nos quadrinhos e outras obras, deixando de lado X-Men e Quarteto Fantástico, que são da Fox nos cinemas, em favor de heróis e vilões do universo Marvel dos cinemas.

Filmes, séries e outros títulos

Tudo sobre

Últimas notícias de
Marvel vs Capcom

últimas notícias

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.