HQ/Livros

Notícia

Herdeiros de Jack Kirby perdem mais uma vez processo contra Marvel

Juízes negaram apelação quanto à decisão de 2011

Érico Assis
12.08.2013
00h00
Atualizada em
29.06.2018
02h42
Atualizada em 29.06.2018 às 02h42

A Corte de Apelações do Segundo Circuito, em Nova York, decidiu na semana passada que os herdeiros de Jack Kirby não podem solicitar reintegração dos direitos sobre as criações do pai na Marvel Comics. A decisão reafirma o que os herdeiros ouviram em 2011: Kirby era contratado pela Marvel para criar HQs, portanto os direitos são da editora.

Thor por Jack Kirby

None
Thor por Jack Kirby

No veredito, um dos juízes escreve que "apesar da ausência de contrato de trabalho formal [Kirby era free-lancer], os registros sugerem que Kirby e Marvel tinham relação próxima durante o período de tempo em questão. [Stan] Lee conferia a Kirby, o qual considerava seu melhor artista, um fluxo de trabalho constante durante este período... e Kirby parece ter feito a maior parte de seu trabalho com projetos da Marvel em mente."

A briga entre Kirby (falecido em 1994) e a Marvel já tem décadas. Seus quatro filhos entraram na justiça, aproveitando mudanças nas leis de direito autoral, em 2009. Eles são representados por Marc Toberoff, mesmo advogado envolvido na disputa pelos direitos sobre Superman.

A decisão favorável à Marvel, contudo, tem um porém: a corte de Nova York só decide sobre a apelação de dois filhos de Kirby, que residem no estado. A apelação dos dois outros filhos, registrada na California, ainda tem que ser decidida - e o estado na costa oeste dos EUA tem uma tendência de maior consideração com autores.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.