Capitã Marvel | 7 HQs para conhecer a heroína

Créditos da imagem: Reprodução/Marvel Comics

HQ/Livros

Lista

Capitã Marvel | 7 HQs para conhecer a heroína

De Ms. Marvel a Guerra Civil II

Gabriel Avila e Natália Bridi
08.03.2019
14h03

Criada em 1968 nas páginas da revista Capitão Marvel, Carol Danvers tem uma peculiar trajetória nos quadrinhos da Marvel. Depois de figurar como coadjuvante/interesse romântico das aventuras de Mar-Vell na Terra, ela retorna às HQs quase uma década depois para se tornar um símbolo da Marvel dentro das discussões levantadas pelos movimentos de liberação feminina na década de 70. Ao invés de criar uma nova personagem chamada Ms. Marvel, o roteirista e editor Gerry Conway optou pelo retorno de Carol Danvers, que servia como uma luva para a iniciativa tanto por estar relacionada ao Capitão Marvel, quanto por ser uma mulher forte que tinha uma posição importante como Chefe de Segurança de uma base da NASA.

Quando estreou, em 1977, a revista da heroína deixava claro o viés feminista desde seu título, afinal o nome Ms. Marvel contém um sutil traço de independência, já que Ms em inglês é um pronome de tratamento feminino que exclui o estado civil da mulher - sendo Miss usado para moças solteiras e o Mrs para senhoras casadas. Em suas aventuras, a Ms. Marvel enfrentava super-vilões enquanto Carol Danvers, agora jornalista, batia de frente com o machismo de seu chefe J. Jonah Jameson ao escrever sobre assuntos realmente relevantes para as mulheres da época, que buscavam debater assuntos como sexualidade, família e trabalho.

Anos depois, a heroína assumiu outros nome, como Binária e Warbird, e finalmente, em 2012, passou a usar o nome Capitã Marvel, em uma iniciativa roteirizada por Kelly Sue DeConnick que a alçou ao panteão dos grandes heróis do Universo Marvel. Confira abaixo uma lista com 7 quadrinhos estrelados pela Capitã Marvel publicados no Brasil:

Os Heróis mais poderosos da Marvel

Reprodução/Editora Salvat

A coleção Os Heróis mais poderosos da Marvel publicada pela Editora Salvat apresenta Carol Danvers na Edição 60 com duas histórias, sendo a primeira sua origem como Ms. Marvel. Em um curto arco de três edições, a heroína descobre ter ganhado superpoderes ao ser salva de uma explosão pelo Capitão Marvel durante uma luta contra o vilão Yon-Rogg. A partir de então, Carol passa a ter misteriosos desmaios que acabam transformando-a na heroína Ms. Marvel sem que ela saiba. Além dessa história clássica, o encadernado traz também o arco A Heroína mais Poderosa da Terra, quando Danvers assume o título de Capitã Marvel. O volume reúne as edições #1-3 de Ms. Marvel (1977) e #1-6 de Captain Marvel (2012).

Poderosos Vingadores - A Iniciativa Ultron

Reprodução/Panini Comics

Após a primeira Guerra Civil, os heróis da Marvel ficaram um tempo divididos entre os que assinaram o registro super-humano e aqueles que se tornaram foragidos por continuar com suas identidades secretas. Tony Stark decide então criar uma nova equipe de Vingadores formada por heróis registrados, e chama a Ms. Marvel para liderar o time e escolher seus membros. O encadernado contém as edições #1-11 de The Mighty Avengers (2007).

Capitã Marvel

Reprodução/Panini

Após mais de três décadas utilizando o alter-ego Ms. Marvel, Carol Danvers finalmente assume o título de Capitã Marvel em 2012 na elogiada fase da roteirista Kelly Sue DeConnick. Após atualizar seu visual, adotando um moicano e um novo uniforme, Danvers é questionada pelo Capitão América sobre trocar o “Ms.” por “Capitã”. Apesar de inicialmente recusar por medo de manchar o legado do Capitão Marvel (em inglês Captain serve tanto para o gênero masculino quanto feminino), Carol muda de ideia justamente para manter o espírito de Mar-Vell vivo. A passagem de DeConnick no título foi dividido em duas séries e a primeira foi publicada pela Editora Panini em 2014. Assim como em Os Heróis mais poderosos da Marvel, o primeiro volume da coleção contém as edições #1-6 de Captain Marvel (2012).

Mais Alto, Mais Longe, Mais Rápido e Mais

Reprodução/Panini Comics

A segunda parte da fase de Kelly Sue DeConnick está sendo republicada em encadernados de capa dura pela Editora Panini, que já havia lançado as histórias na revista mensal Universo Marvel em 2015. Mais Alto, Mais Longe, Mais Rápido e Mais e coloca a Capitã em meio a um impasse diplomático intergalático que pode levar à morte da população do planeta Torfa. Em uma aventura espacial descompromissada, a heroína encontra outros membros do núcleo cósmico da Marvel como Guardiões da Galáxia. O primeiro volume contém as edições #1-6 de Captain Marvel (2014).

Guerras Secretas: Capitã Marvel

Reprodução/Panini Comics

Durante a saga Guerras Secretas de 2015, o Doutor Destino assumiu poderes de nível divinos e remodelou a realidade conforme sua vontade. Construindo um mundo a partir de fragmentos de todas as realidades do multiverso da Marvel, o vilão reinava soberano. Como primeira linha de defesa de seu Mundo Bélico havia o Esquadrão Banshee, apelidado de “Tropa Carol” por ser liderado justamente pela Capitã Marvel, que acredita ter recebido dons do próprio Destino. Ao resgatar um James Rhodes de outra realidade, ela descobre que seu deus pode estar mentindo, e leva seu time em uma jornada em busca da verdade. O quadrinho foi publicado pela Editora Panini e contém as edições #1-4 de Captain Marvel & Carol Corps e Secret Wars: Battleworld 1.

Guerra Civil II

Reprodução/Panini Comics

Em 2016 o Universo Marvel se dividiu em uma nova Guerra Civil. A nova explodiu graças à descoberta do inumano Ulysses, que tem o dom de prever o futuro. A Capitã decide se aproveitar desse poder para prevenir ocorrências de escala catastrófica, como uma invasão de Thanos em busca de um cubo cósmico. Porém, como as visões são imprecisas, o Homem de Ferro tenta fazer com que Carol Danvers mude de ideia, já que isso abre precedente para que inocentes sejam presos antes mesmo de cometer crimes. Polêmica devido ao posicionamento autoritário da Capitã Marvel, Guerra Civil II mostra uma heroína que tem de lidar com o enorme peso de guardar a humanidade de catástrofes sobre seus ombros. A série foi publicada em seis edições pela Editora Panini.

Vida da Capitã Marvel

Reprodução/Panini Comics

Lançamento mais recente sobre a personagem no Brasil, Vida da Capitã Marvel coloca a heroína em uma investigação sobre seu passado que acaba por reescrever toda a sua história. Durante uma batalha ao lado dos Vingadores, Carol Danvers sofre um colapso nervoso ao relembrar flashes de sua infância. Para lidar com as memórias ruins, Danvers decide visitar sua família em Boston em uma jornada em busca de esclarecimento, mas ao escavar a trajetória de sua família segredos muito maiores acabam surgindo. A história intercala o presente e o passado de Carol, e serve como um ótimo ponto de partida para novos leitores. O volume reúne a minissérie The Life of Captain Marvel.