What If...?

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

What If…? | Os principais easter eggs do último episódio do 1º ano

Temporada chega ao fim recriando momentos memoráveis do MCU

Nico Garófalo
06.10.2021
13h52
Atualizada em
06.10.2021
14h16
Atualizada em 06.10.2021 às 14h16

Depois de uma temporada inteira acumulando referências aos quadrinhos e ao restante do MCU, What If…? teve seu primeiro ano encerrado nesta quarta-feira (6) com “E se… O Vigia Quebrasse Seu Juramento?”, que mostra Uatu (Jeffrey Wright) reunindo os principais personagens apresentados ao longo da animação.

Assim como seus antecessores, o episódio final trouxe easter eggs feitos sob medida para os fãs das produções do Marvel Studios - confira abaixo [só cuidado com spoilers]:

Capitã Carter: O Soldado Invernal

O começo do último episódio da primeira temporada foi diretamente tirado de Capitão América: O Soldado Invernal, com a Capitã Carter (Hayley Atwell) comandando a equipe Strike da SHIELD e a Viúva Negra (Lake Bell) em uma missão para recuperar um navio sequestrado por Batroc (Georges St-Pierre). A super-soldada, inclusive, modificou seu uniforme de maneira bem similar à Steve em seu segundo filme, usando uma versão mais discreta da bandeira do Reino Unido.

A única grande diferença está no pretendente sugerido por Natasha para Peggy: ao invés de “Kristen da estatística”, a espiã tenta bancar o cupido usando o “Bernard da contabilidade”.

As sementes de Ego

Quando começa a reunir os Guardiões do Multiverso, o Vigia passa pela realidade em que T’Challa (Chadwick Boseman) se tornou o Senhor das Estrelas. Lá, vemos o legítimo rei de Wakanda salvando Quill (Brian T. Delaney) de Ego (Kurt Russell) que, após o erro de Yondu (Michael Rooker), precisou ir à Terra buscar seu filho. Passando mais uma vez pelo restaurante Dairy Queen, o Planeta Vivo aproveita para ativar os poderes de suas duas “sementes”: Quill e a planta alienígena capaz de cobrir o mundo.

Tudo bem em Nidavellir

A parada seguinte de Uatu é em Nidavellir, local onde os anões forjam armas hiperpoderosas para diversos seres do MCU. Nesta realidade, uma versão de Gamora (Cynthia Kaye McWilliams) que assumiu a armadura de Thanos - mais sobre ela no fim da lista - derrete a Manopla do Infinito ao lado de Tony/Homem de Ferro (Mick Wingert) e Eitri que, na ausência do Titã Louco, pôde manter suas mãos e, supostamente, o funcionamento da forja ao lado de seus irmãos.

Mostrando que é um grande teimoso em todas as realidades, Tony vê a luva dourada ser derretida e pergunta a Gamora como, na ausência da arma, eles poderiam “colocar uma armadura em torno da galáxia”, questão que na linha do tempo sagrada deu origem ao Ultron.

“Viva Las Vegas”

Composta para a trilha sonora de Amor a Toda Velocidade, filme de 1964 estrelado por Elvis Presley, a canção “Viva Las Vegas” se tornou parte do imaginário popular depois de se tornar um hit reproduzido por dezenas de artistas. Em What If…?, a música é lembrada por Thor (Chris Hemsworth), que a usa como um grito de guerra contra o exército de Ultrons.

Kink Uatu

Referência feita para os cinéfilos de plantão, a chegada do Vigia no universo do Thor baladeiro recria uma cena clássica da versão de 1933 de King Kong, quando o gorilão pega Ann (Fay Wray) de sua cama, assustando a moça. Aqui, no entanto, quem grita em desespero ao ser agarrado por um ser gigantesco é o príncipe de Asgard.

Passagem bíblica antecipa traição de Killmonger

Momento “piscou, perdeu” do episódio, o brinde pré-batalha dos Guardiões do Multiverso traz uma grande pista da traição final de Killmonger (Michael B. Jordan). Olhando com atenção para o traje do personagem, é possível ver manchas semelhantes às de um leopardo. A mudança em relação ao uniforme tradicional está ligada a uma passagem do livro de Jeremias na Bíblia, que questiona se “um leopardo pode mudar suas manchas”, deixando claro que Killmonger tem seus próprios planos para as Jóias do Infinito.

Natasha, filha de Ivan

Depois de alguns minutos de confronto com Ultron (Ross Marquand), os Guardiões do Multiverso são jogados na realidade original do personagem, onde se encontram com uma outra versão da Viúva Negra. Querendo provar à espiã que as duas são amigas, a Capitã Carter lembra o parentesco de Natasha, chamando-a de “filha de Ivan, filha adotiva de Alexei”. Obviamente, a frase recria a maneira como o Caveira Vermelha “saudou” Romanoff e o Gavião Arqueiro em Vingadores: Ultimato, além de relembrar o laço emocional da Viúva Negra com o Guardião Vermelho.

Peggy saber esses nomes também tem outra implicação mais profunda. Se no quarto filme dos Vingadores Natasha afirmou não saber o nome de seu pai biológico, uma de suas versões em What If…? muito provavelmente foi atrás de pistas sobre suas origens. Além disso, ela mostra ter formado uma amizade forte com a Capitã, já que não só contou sobre Ivan, mas também de sua infância nos Estados Unidos, mostrada em Viúva Negra.

O círculo épico

Em determinado momento da luta contra Ultron, os Guardiões do Multiverso se reúnem no meio do campo de batalha e recriam a épica cena que marcou a formação definitiva dos Heróis Mais Poderosos da Terra em Vingadores. Referência simples, mas que causa arrepios (no bom sentido) mesmo nove anos depois da sequência original chegar aos cinemas.

Arnim Zola original

Depois de dominar o corpo de Ultron, a inteligência artificial de Arnim Zola passa a projetar seu rosto na barriga do sintozóide. Essa escolha é uma referência à aparência original do cientista nos quadrinhos, onde ele também aparece como um rosto assustador projetado no corpo de um andróide.

Velha realidade, novos Vingadores

O final de “E se… O Vigia Quebrasse Seu Juramento?” volta ao mundo do terceiro episódio de What If…?, em que Hank Pym (Michael Douglas) eliminou os Vingadores antes que o grupo se formasse e Loki (Tom Hiddleston) usou a morte de Thor para invadir a Terra com o exército de Asgard. No final da temporada, o Vigia leva Natasha, única sobrevivente da Terra de seu universo, para “substituir” a Viúva Negra assassinada pelo Jaqueta Amarela.

Quando a espiã entra neste novo mundo, é possível ver o Capitão América e a Capitã Marvel enfrentando asgardianos, que invadiram o porta-aviões da SHIELD sob o comando do Deus da Trapaça. Assim como em Vingadores, Loki possui o cetro com a Joia da Mente, dando a entender que ele se aliaria a Thanos mesmo em uma realidade em que ele é o único herdeiro do trono de Odin.

Bônus: por que é Gamora?

As versões de Gamora e Tony do último episódio do ano de What If…? deveriam ter sido apresentadas em um capítulo que infelizmente precisou ser cortado da série por causa da COVID-19. Na história, o Homem de Ferro teria explodido a nave de Thanos com a bomba nuclear lançada sobre Nova York no primeiro Vingadores, mas não teria conseguido retornar pelo portal aberto por Loki. Com isso, ele vagaria até cair em Sakaar e passaria a lutar como um dos gladiadores do Grão-Mestre.

Paralelamente, Gamora aproveitaria o caos causado pela bomba para finalmente matar Thanos e assumir o lugar do Titã Louco como comandante de um grande exército. De alguma forma, sua jornada se cruzaria com a do Homem de Ferro, com quem se uniria para destruir as Joias do Infinito e garantir que ninguém usasse as pedras para o mal.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.