Vídeos

Artigo

Vingadores: Ultimato | Entenda o arco do Homem de Ferro

Longa está em cartaz no Brasil

Fábio de Souza Gomes
29.04.2019
19h29

Vingadores: Ultimato é o filme que fecha o arco de alguns dos principais heróis do Universo Marvel. Um deles é o Homem de Ferro, personagem que deu início ao MCU em 2008 e agora vê sua jornada chegar ao fim na batalha decisiva contra Thanos.

Tony Stark não é um herói convencional. Ele começa como um homem egoísta, que acredita que apenas ele é capaz de salvar o mundo e não quer compartilhar seu conhecimento, nem sua armadura com ninguém. Tanto é que no segundo filme ele diz para o governo dos EUA que “privatizou a paz mundial com sucesso”.

Contudo, ao longo dos anos ele se transforma. No primeiro Vingadores, apesar de ainda não trabalhar bem em equipe, percebe que para vencer a invasão alienígena em Nova York precisa aceitar receber ordens de um soldado experiente como o Capitão América. Ele, inclusive, aprende o valor do sacrifício ao jogar um míssil diretamente na nave rival para salvar seus amigos, a cidade e a Terra.

Isso faz com que o herói se transforme. Aos poucos ele deixa de ser um homem egoísta, aprende a trabalhar melhor em equipe, mas mesmo assim ainda acredita que a Terra é sua responsabilidade. Por isso tenta criar Ultron, um robô que protegeria o planeta de uma invasão que nem mesmo os heróis seriam capazes de enfrentar. Porém o plano dá errado e, com isso, ele entende que precisa de ajuda para controlar as decisões dos Vingadores.

Na Guerra Civil temos um outro Tony Stark. Se antes ele estava disposto a lutar contra o governo, agora ele estava disposto a trabalhar ao lado dele e assinar o Acordo de Skovia – criado após a destruição do país na batalha contra Ultron. Sua convicção de que os heróis deviam ser controlados por uma força maior leva a uma disputa com o Capitão América e tem início a Guerra Civil.

A batalha separa de vez os Vingadores e no momento em que o grupo está quebrado é que Thanos chega até a Terra. Tony Stark vê tudo que temia acontecer: ele vê metade do Universo ser destruído em uma batalha contra o Titã Louco.

Em Ultimato, ele tenta seguir em frente. Ele tenta ter uma nova vida, mas para ele é impossível. No vídeo de hoje falamos sobre como o filme conseguiu fechar esse arco e o legado o Homem de Ferro no cinema.