Filmes

Artigo

Cena deletada de Vingadores: Ultimato confirma destino de Gamora

Entenda como isso pode afetar Guardiões da Galáxia Vol. 3

Mariana Canhisares
28.07.2019
21h45
Atualizada em
29.07.2019
19h24
Atualizada em 29.07.2019 às 19h24

O destino de Gamora foi uma das maiores dúvidas deixadas por Vingadores: Ultimato. Afinal, ainda que o sacrifício de Tony Stark tenha transformado Thanos e todos os seus aliados em pó, a Guardiã sequer apareceu neste momento do filme. Como ela se voltou contra o Titã Louco e ajudou na vitória dos heróis, muitos fãs ficaram esperançosos de que talvez ela tivesse sobrevivido. A possibilidade pareceu ainda mais viável quando Peter Quill, já com os “Asgardianos da Galáxia”, foi mostrado investigando discretamente o paradeiro da amada. Será que ela realmente poderia voltar em Guardiões da Galáxia Vol. 3?

Nesta semana, a questão foi resolvida de vez. O USA Today divulgou uma cena deletada do longa, em que os Vingadores homenageiam o Homem de Ferro imediatamente após seu estalar de dedos. Enquanto todos são vistos chorando e se curvando, Gamora assiste à cena quieta e decide deixar o local. Veja:

Embora o trecho não dê pistas sobre o planeta para onde ela foi, a confirmação de que a versão de 2014 da personagem está viva sugere um aspecto crucial do próximo Guardiões. Se o Senhor das Estrelas e o restante da equipe de fato reencontrarem Gamora no último filme da trilogia, eles ficarão frente a frente com uma assassina mais bruta e desconfiada do que a que Thanos matou em Vormir.

Enquanto todos eles têm numerosas lembranças da heroína e consideram-na um membro essencial da família, a filha de Thanos sequer viveu essas situações. Em Ultimato, ela avançou praticamente uma década e, portanto, não enfrentou Ronan, o Acusador, ou Ego ao lado dos seus companheiros. Mesmo a ligação emocional que tem com Nebulosa é ínfima, tendo em vista todo o contexto de competição que elas tiveram desde pequenas.

O estado emocional dela também deve estar abalado por causa da morte de Thanos. Ainda que não tivesse um ótimo relacionamento com o pai adotivo, Gamora assistiu à sua morte e o fracasso do seu plano de “salvar” o universo - que, goste ela ou não, moldou toda sua vida, desde a destruição do seu planeta natal até sua “vocação” como a mulher mais perigosa do universo. Isso tudo sem entrar no mérito da viagem no tempo, uma situação que deve causar, no mínimo, algum estranhamento para a personagem.

Quill também estará diante de uma situação confusa, mas por outras razões. Afinal, depois de sofrer pela morte de Gamora, ele de repente a encontra viva e sem sentir nada por ele - uma mudança drástica se comparado a Guerra Infinita, quando os dois finalmente se assumiram como um casal. Em meio a esse sentimento misto de rejeição e saudades, não seria absurdo especular que uma das missões do líder dos Guardiões neste terceiro filme será tentar reconquistá-la. Uma espécie de Como se Fosse a Primeira Vez versão Marvel.

Vale notar que, por enquanto, não há muitos detalhes sobre a trama de Guardiões da Galaxia Vol. 3. Segundo Chris Pratt, o longa é "maior, melhor, mais rápido, mais forte e mais engraçado". Rumores, por sua vez, afirmam que a produção fará o público chorar. O que parece mais certo é que o longa, novamente dirigido por James Gunn, faça parte da fase 5 do MCU e, portanto, chegue aos cinemas apenas após 2021.