Stan Lee

Créditos da imagem: Marvel/Divulgação

Filmes

Artigo

Vingadores: Ultimato | A foto que serviu de base para participação de Stan Lee

Longa está em cartaz no Brasil

Fábio de Souza Gomes
27.04.2019
13h20

Vingadores: Ultimato além de marcar o fim da Saga do Infinito, que engloba os 22 primeiros filmes do Universo Marvel, a produção também entra para história como a última participação de Stan Lee nos filmes baseados nos heróis da Casa de Ideias. O momento acontece durante a visita de Tony Stark e Steve Rogers aos anos 70 e é baseada em uma imagem clássica do quadrinista.

Stan Lee
Alan Light/Flickr

A imagem de Lee data de meados dos anos 70, época em que decidiu se afastar dos roteiros para se tornar a face da Marvel para o público. Depois de ter criado grande parte dos personagens da Casa de Ideias como o Quarteto Fantástico, o Hulk, o Homem-Aranha e diversos outros, o quadrinista aproveitou o momento para divulgar os personagens da editora em convenções de quadrinhos ao redor dos EUA e em palestras em Faculdades. A imagem em questão foi tirada na San Diego ComicCon de 75 e Ultimato aproveitou o visual do quadrinista no cinema.  

O figurino utiliza a mesma paleta de cores da imagem e ele aparece gritando: “faça amor, não faça guerra”. Com isso, o quadrinista realizou uma participação especial em todos os 22 filmes do MCU, além de aparecer em diversos longas baseados nos heróis do Universo Marvel, com suas cameos entrando para a história.

Suas participações foram tão marcantes e importantes ao longo do Universo Marvel que o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, revelou que o estúdio planeja divulgar um compilado com os bastidores de todas as participações de Stan Lee no MCU. O material conteria todas as versões das cenas, inclusive uma aparição deletada em Os Vingadores. A expectativa é que o vídeo saia em algum home vídeo, mas ainda não há data de lançamento – leia mais.

Stan Lee faleceu em 12 de novembro de 2018, aos 95 anos. Vingadores: Ultimato está em cartaz no cinema.