Filmes

Lista

Vingadores: Ultimato | 8 pontos para prestar atenção na prévia

Filme estreia em 25 de abril

Mariana Canhisares
02.04.2019
12h58
Atualizada em
03.04.2019
11h26
Atualizada em 03.04.2019 às 11h26

Faltando menos de um mês para a estreia de Vingadores: Ultimato, o Marvel Studios divulgou uma prévia inédita do filme, repleta de cenas inéditas (veja aqui). O vídeo dá novas dicas de qual deve ser a estratégia dos heróis para derrotar Thanos, assim como de que modo deve se encaminhar a trama.

Confira a seguir 8 pistas:

Eles não têm escolha

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

O novo vídeo começa com uma das tradicionais reuniões dos heróis discutindo os próximos passos após o estalo de Thanos. Bruce Banner está inseguro, já que a equipe ficou bastante desfalcada. "É, por que ele matou todos os nossos amigos?", responde ironicamente o Máquina de Combate. A única voz minimamente otimista é a de Tony Stark, que não quer pensar no que deu errado, mas no que pode dar certo. "Não se trata do que perdemos, mas do que ainda temos. Nós somos os Vingadores. Temos que terminar isso".

Pela edição não dá para ter certeza se esse diálogo acontecerá nesse momento da história ou, quem sabe, mais para frente. Porém, é fato que Tony terá novamente um papel de liderança importante, na vitória ou na derrota.

Reencontros

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

A prévia também tem reencontros emocionantes. No começo, Pepper Potts dá um abraço apertado em Tony, feliz de vê-lo de volta à Terra. Vale lembrar que, no primeiro trailer, Stark manda uma mensagem para a noiva lamentando os eventos de Guerra Infinita e o fato de estar à deriva, além de revelar que é nela que pensará se morrer. Não dá para saber se esse recado efetivamente chegou nela, mas fato é que a despedida dos dois já foi bastante turbulenta com a invasão da Ordem Negra em Nova York.

A reunião de Rocket e Nebulosa, por sua vez, não tem esse sentimento de alívio. Na realidade, ambos estão tristes pelas mortes dos Guardiões da Galáxia, sobretudo a perda de Gamora para a personagem de Karen Gillan e o Groot, para Rocket.

Ao final, porém, são certamente as cenas mais fortes: a retomada da parceria entre Tony Stark e Steve Rogers, que não se falavam desde Guerra Civil, e o novo embate entre os Vingadores originais (Homem de Ferro, Capitão América e Thor) e Thanos.

Viagem no espaço

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Como os brinquedos já haviam sugerido, os Vingadores vão para o espaço. Com a chegada da Capitã Marvel, uma heroína de força incomparável, e o retorno de Tony Stark e Nebulosa, talvez os heróis sintam que têm uma chance de vitória para pegar a Manopla do Infinito e reverter as ações de Thanos. A teoria faz sentido com uma cena mostrada para acionistas da Disney, em que Rocket, Thor, Nebulosa, Capitão América, Máquina de Combate e Viúva Negra vão para o espaço atrás do “jardim” do vilão (leia aqui) - cujos trechos parecem ter sido revelados nessa prévia. 

“Você confia em mim?”

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

O cenário do reencontro entre Tony Stark e Steve Rogers parece a Nova York de Os Vingadores, assim como o momento em que o Homem de Ferro sobrevoa uma cidade com um traje inédito com detalhes grandes em dourado, principalmente pela fotografia das cenas. Talvez esses momentos aconteçam após uma viagem no tempo? É possível. Tony Stark está grisalho, como no final de Guerra Infinita, pedindo a confiança do Capitão América do passado depois de revelar tudo o que aconteceu e o plano para reverter as ações de Thanos.

No entanto, o traje de Steve Rogers não é o mesmo do primeiro filme da equipe. A Marvel alterou alguns detalhes nos trailers de Guerra Infinita, ou seja, nada impede que eles tenham mudado isso também. Porém, surge uma outra possibilidade: talvez a Casa de Ideias esteja inserindo a ideia de um multiverso. Assim, a cena em questão seria de fato em uma Nova York lidando com a invasão Chitauri, mas em uma realidade paralela, em que o Capitão tem um uniforme completamente diferente. O conceito seria uma maneira interessante do estúdio expandir seu alcance na fase 4 e até justificar a chegada dos X-Men e do Quarteto Fantástico em um futuro próximo.

“De volta para mim”

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

"Não conseguiriam viver com o próprio fracasso. Aonde isso levou vocês? De volta para mim", diz Thanos, em tom de chacota, num cenário de destruição. O momento poderia facilmente fazer parte da luta final de Ultimato, mas os irmãos Russo já frisaram algumas vezes que os materiais promocionais mostram somente o primeiro ato do longa. Logo, pode-se especular que os Vingadores vão tentar derrotar o Titã Louco novamente na porrada e, provavelmente, o resultado não será tão positivo para os heróis. Não apenas pela confiança de Thanos, mas também pelo próprio cenário.

Destruições à parte, o ambiente lembra muito o da visão do Homem de Ferro em Era de Ultron. Sob o efeito dos poderes da Feiticeira Escarlate, ele vê os Vingadores originais mortos ou arrasados e o herói se cobra de que poderia ter feito mais. Ao redor, ele vê a naves Leviathan dos Chitauri, símbolo da invasão de Nova York comandada por Loki, mas a mando de Thanos. Pode-se especular que talvez a visão dele não se concretize literalmente, mas é provável que haverá mortes e tudo por culpa do Titã Louco.

Thanos usando a Bifrost?

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

A aparição de Thanos também é curiosa. Usando a armadura completa, ele surge em cena debaixo de um facho de luz azul, que lembrou a muitos da Bifrost. Porém, o efeito é bastante diferente do surgimento de Thor no campo de batalha em Wakanda, em Guerra Infinita, ou mesmo de como Heimdall salvou o Hulk da luta contra Thanos. 

Por isso, na realidade, o vilão deve usar uma espécie de transportador para levá-lo da nave ao solo nesta cena e, portanto, sem qualquer relação com a Rompe-Tormentas do Deus do Trovão.

Os primeiros Vingadores

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Dá-se a entender que a caminhada de Homem de Ferro, Capitão América e Thor neste cenário de destruição se dará neste primeiro embate contra Thanos. Porém, o fato de eles estarem de costas, sendo difícil identificar detalhes nos seus trajes, na realidade pode ser uma maneira de camuflar os efeitos da viagem no tempo. Em outras palavras, talvez na sua jornada pelo Reino Quântico, os primeiros Vingadores de verdade, isto é, as versões dos heróis que derrotaram os Chitauri em Nova York, voltem para este momento para encarar o Titã Louco. Afinal, com uma viagem no tempo, tudo é possível.

Nova formação dos Vingadores

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Diante de tantas perdas, uma nova formação dos Vingadores surge. Vemos no QG dos heróis Gavião Arqueiro, Máquina de Combate, Homem de Ferro, Capitão América, Nebulosa, Rocket, Homem-Formiga e Viúva Negra. Nota-se a ausência de Thor, Bruce Banner e Capitã Marvel. Mortos depois do embate contra Thanos ou os três são o motivo para que os heróis estejam tão atentos na cena? Há ainda o detalhe do cabelo da Natasha Romanoff. Ela não está loira como na cena na nave. Na realidade, é um misto do ruivo que ela teve no primeiro filme com o cabelo dela em Guerra Infinita. Seria esse um indício de que eles já teriam voltado no tempo? Ou, simplesmente, uma passagem do tempo? Saberemos de verdade somente na estreia, em 25 de abril.