Filmes

Lista

Vingadores: Ultimato | 15 easter eggs do filme

Longa está em cartaz no Brasil

Fábio de Souza Gomes
27.04.2019
11h00
Atualizada em
29.04.2019
13h54
Atualizada em 29.04.2019 às 13h54

Vingadores: Ultimato conta com diversos easter eggs que envolvem desde os quadrinhos até os filmes antigos do Universo Marvel. O filme é uma verdadeira celebração aos filmes baseados nos heróis da Casa de Ideias e além da Omelista acima, separamos abaixo as principais referências da nova produção do Marvel Studios.

Confira 15 easter eggs de Vingadores: Ultimato:

Referências a Soldado Invernal

Capitão América
Marvel/Divulgação

Capitão América: Soldado Invernal, o primeiro filme dirigido pelos Irmãos Russo, teve diversas citações ao longo do filme. Uma das mais épicas envolve uma referência a cena de abertura, onde Sam Wilson aparece correndo e Steve Rogers o ultrapassa dizendo: 'na sua esquerda'. Sabe o que acontece na batalha final? Falcão pede pro Capitão olhar pra esquerda durante a batalha final. Não bastando, Ultimato revive a cena do elevador, em que ele bate em todo mundo. A diferença dessa vez é que ele sabe que todos ali dentro fazem parte da Hidra e resolve tudo com um: “Hail Hidra”.

Império Secreto

Capitão Hail Hidra
Marvel/Divulgação

O "Hail Hidra" é uma referência aos quadrinhos, especificamente a saga Império Secreto, uma das mais infames do Capitão América onde um cubo cósmico transforma o Capitão América em um infiltrado da Hidra – só que um infiltrado de verdade e que, eventualmente, se transforma em um ditador - leia mais

Cabelo curto da Capitã Marvel

Capitã Marvel
Marvel/Divulgação

Cinco anos após matar Thanos, a Capitã passa a trabalhar ao lado dos heróis e conta com um novo uniforme e, também, com um corte de cabelo novo, referência ao visual curtinho que se tornou uma das marcas da personagem nos quadrinhos. 

Capitã Marvel e Máquina de Combate

Capitã Marvel e Rhodes
Marvel/Divulgação

A Capitã Marvel, pouco antes de se despedir da Viúva Negra, ela deseja boa sorte a Rhodes. A cena pode não significar nada, mas fãs mais atentos dos quadrinhos lembraram que os dois contaram com um relacionamento nas HQs – que é destruído na Guerra Civil II com a morte da personagem.

Ronin

Gavião Arqueiro
Marvel/Reprodução

Nas HQs, o título já pertenceu a diferentes pessoas do Universo Marvel e o personagem apareceu pela primeira vez em 2005, quando surgiu como a identidade secreta de Maya Lopez, uma mulher surda que usou o manto para investigar o Samurai de Prata. Eventualmente, o uniforme de Ronin trocou de mãos e após os eventos da primeira Guerra Civil, Clint Barton assumiu a identidade secreta com a benção de Lopez. O título é uma referência ao samurai clássico samurai japonês, que é um guerreiro sem mestre, e mostrou um lado mais violento do personagem.

Hulk

Hulk
Marvel/Divulgação

Ultimato mostra uma versão do Hulk que mistura Bruce Banner e o Gigante Esmeralda. Nos quadrinhos, isso aconteceu em O Incrível Hulk #377, quando três personalidades do herói – a versão verde, a cinza e Bruce Banner – se uniram e criaram o que é conhecido hoje como o Professor Hulk. Nas HQs isso deu origem a uma nova personalidade, mas o cinema preferiu mostrar um herói que uniu "o melhor dos dois mundos: a força e a inteligência".

Filmes do passado – Vingadores 2012, Thor 2, Guardiões da Galáxia

Vingadores
Marvel/Divulgação

No melhor estilo De Volta para o Futuro 2, os heróis viajam no tempo para recuperar as Joias que aparecem em Vingadores, Thor: O Mundo Sombrio e Guardiões da Galáxia. O legal é que podemos ver outros ângulos de alguns dos grandes momentos do Universo Marvel, como o que aconteceu após derrotarem Loki; o Senhor das Estrelas dançando sem música; e Thor conversando com sua mãe. Essa é uma cena que deixa o segundo filme do Deus do Trovão ainda melhor, pois a mãe vivida por Rene Russo nunca foi muito bem aproveitada e, agora, mostrou toda a sua sabedoria e importância.

Capacete do Homem-Formiga das HQs – anos 70

Homem-Formiga
Marvel/Divulgação

Uma das referências mais interessantes do filme envolve a viagem do Capitão América e do Homem de Ferro aos anos 70. No laboratório de Hank Pym é possível ver um  capacete antigo do Homem-Formiga, que foi inspirado no uniforme que apareceu pela primeira vez na edição 35 de Tales of Astonish.

Participações especiais

Joe Russo
Marvel/Divulgação

O filme conta com diversas participações especiais, que vão desde a criança do Homem de Ferro 3, atores que trabalharam com os irmãos Russo em Community, um dos diretores em uma pequena cameo (na imagem, Joe Russo no set de Soldado Invernal) e, claro, a cena clássica de Stan Lee, que teve sua última participação em um filme da Marvel - leia mais.

Para conferir com detalhes as participações especiais clique aqui.

Namor

Namor
Marvel/Divulgação

Durante a conversa da Viúva Negra com os outros heróis espalhados pelo Universo, ela fala sobre um tremor embaixo d'água. Não há nada confirmado, mas a Marvel pode ter dado pistas sobre um futuro com Namor. O herói apareceu pela primeira vez em 39 e ao longo de sua história ele foi herói e, também, um vilão. Além de defender os sete mares, ele já enfrentou o Quarteto Fantástico e conta com uma rivalidade com T’Challa. Teorias já sugerem que a sequência de Pantera Negra mostraria os dois reinos se enfrentando – imagina a tecnologia de Wakanda contra a tecnologia de Atlântida. É um herói diferente do Aquaman de Jason Momoa e pode ser interessante para o futuro da Marvel.

Falcão como Capitão América

Falcão
Marvel/Divulgação

O Falcão tornou-se o Capitão América dos quadrinhos após Steve Rogers perder o soro do supersoldado que o mantinha jovem e forte e, por isso, passou o escudo para o homem que acreditava ser o merecedor do cargo de Capitão, no caso, Wilson. Nos filmes, os personagens contam com um laço tão forte quanto nas HQs e o Falcão interpretado por Anthony Mackie é a pessoa que mais espelha a forma de pensar de Steve Rogers, como pôde ser visto especialmente no filme Guerra Civil - quando é um dos primeiros a se juntar a Rogers no grupo que luta contra as restrições que o governo deseja colocar nos heróis. 

Capitão América com o Mjolnir

Capitão Mjolnir
Marvel/Divulgação

A primeira vez que o Capitão América levanta o martelo do Thor foi na edição 390 da HQ do Deus do Trovão, na época em que o herói era conhecido apenas como O Capitão. Contudo, uma das imagens clássicas do herói com o martelo acontece em A Essência do Medo, quando Bucky - o Capitão América da época - é morto, Thor é assassinado por seu tio e Rogers não apenas volta a ser o Capitão, mas levanta o Mjolnir para liderar os heróis sobreviventes. No cinema, em Vingadores: A Era de Ultron, Steve Rogers tenta levantar o martelo e é o único que consegue mexê-lo um pouco. Agora, em Ultimato, ele finalmente levanta a poderosa arma.

Eu sou o Homem de Ferro

Homem de Ferro
Marvel/Reprodução

"Eu Sou o Homem de Ferro" é a frase que fecha o primeiro Homem de Ferro, o longa de 2008 que deu início ao Universo Marvel. Após roubar as Joias do Infinito de Thanos, ele monta a própria Manopla do Infinito e diz a icônica frase. Com isso, o filme fecha a história do mesmo jeito que começou.

A Era de Ultron (Referências)

Vingadores
Marvel/Divulgação

Apesar de ter sido um sucesso na época, Vingadores: A Era de Ultron nunca teve a importância dos outros longas envolvendo o grupo de heróis. Porém, com o lançamento Vingadores: Ultimato muitas das cenas que pareciam desnecessárias do longa ganham sentido - a Família de Clint Barton, a visão de Tony Stark, As Joias do Infinito, o passado da Viúva Negra, Capitão América e o Mjolnir são alguns exemplos. Confira a lista completa aqui.

Avante, Vingadores

Capitão América
Marvel/Reprodução

A cena final de A Era de Ultron mostra o Capitão reunindo um novo grupo de heróis e o longa fecha pouco antes dele terminar a frase “Avengers Assemble”. Na batalha final de Ultimato, acontece um dos momentos mais épicos da franquia quando Steve Rogers finalmente fala a frase que os fãs estavam ansiosos para ouvir e antes de atacar Thanos ele diz: “Avengers, Assemble”. A frase é um dos símbolos dos heróis nos quadrinhos e finalmente chegou ao cinema.