Filmes

Lista

Shang Chi: 6 coisas que você precisa saber antes de ver o filme

Sua origem, os vilões e o que são os dez anéis

A cozinha
29.08.2021
14h00

A tão aguardada estreia de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis finalmente se aproxima e, com ela, chega o primeiro filme de super-herói com um protagonista asiático. Além da sua importante representatividade, o longa também promete entregar uma boa dose de porradaria e dar continuidade à Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel. Por isso, na Omelista da semana, separamos 6 tópicos pra você ir se preparando para a chegada do filme. 

Confira o vídeo no topo da página ou cada um dos tópicos abaixo:

Qual é a origem de Shang-Chi?

Simu Liu como Shang-Chi
Marvel Studios/Divulgação

Originalmente, Shang-Chi foi criado como o filho do vilão Fu Manchu. Esse personagem é inspirado em um vilão clássico da literatura e foi responsável por apresentar aquela imagem do vilão asiático que carrega o arquétipo de gênio do crime junto com aquele bigodinho longo.

Nas HQs, o herói é treinado desde de pequeno para se tornar uma verdadeira arma viva à serviço do seu pai, mas muda de lado ao descobrir as intenções malignas do coroa. Com o passar do tempo, o Fu Manchu foi percebido como um exemplo negativo de representação dos asiáticos como cruéis, ardilosos e frios. 

Além dessa representação esquisita, em 83, a Marvel perdeu os direitos do personagem e o pai de Shang-Chi passou a se chamar Zheng Zu. 

Nos cinemas não vai ter nem Zheng Zu nem Fu Manchu. O pai de Shang-Chi será o Mandarim. Isso mesmo. Desde que o Tony Stark foi sequestrado no Afeganistão por uma célula da organização terrorista dos Dez Anéis, a Marvel vem preparando a chegada desse vilão. Pouco se sabe sobre essa sociedade secreta que já apareceu nos outros dois filmes do Homem de Ferro e no Homem-Formiga, mas parece que desta vez tudo será revelado. Ou não.

Quem será o vilão de Shang-Chi?

Tony Leung como Wenwu em Shang-Chi
Marvel Studios/Divulgação

Ué, mas já não teve Mandarim no Homem de Ferro 3? Bom, teve mas não teve. O personagem do Ben Kingsley era apenas um ator que serviu como distração para esconder o plano de Aldrich Killian. Logo depois, a Marvel lançou um curta chamado Todos Saúdam o Rei, onde o personagem de Kingsley é entrevistado na cadeia e revela que o verdadeiro Mandarim estaria zangado por ter manchado a sua reputação.

Com a chegada de Shang-Chi, o ícone do cinema de Hong Kong, o ator Tony Leung, foi escalado pela Marvel com a promessa de finalmente personificar o Mandarim, que agora leva o nome de Wenwu.

Além desse vilão, outros três inimigos clássicos do Mestre do Kung Fu estão confirmados no filme. Um deles é o Razor Fist, que é um guerreiro tão habilidoso quanto Shang-Chi e, como o próprio nome sugere, possui lâminas no lugar dos seus punhos. 

Também estão confirmados Ghost Maker, que nos quadrinhos é uma espécie de Shang-Chi criado pela K.G.B. e no filme aparece treinando o jovem Mestre do Kung Fu. E tudo indica que a irmã do protagonista, Xialing, será uma versão adaptada da Cursed Lotus, que nas HQs é a filha de Zheng Zhu que decidiu seguir os caminhos maquiavélicos do pai.

O que são os Dez Anéis?

Cartaz de Shang-Chi e a lenda dos dez anéis
Marvel Studios/Divulgação

Tudo que sabemos até agora é que ela não existe nos quadrinhos e se trata de uma sociedade secreta que vem operando nas sombras desde o começo do Universo Cinematográfico da Marvel, sob o comando do Mandarim. Aliás, é daí que vem o nome "Dez Anéis", já que nos quadrinhos esses anéis são as principais armas do vilão. 

Nos filmes, as participações dos agentes dessa organização terrorista são tão sutis que se parecem mais com easter eggs do que qualquer outra coisa. No Homem de Ferro 2, quem ajuda o personagem do Mickey Rourke a viajar para Mônaco e fazer um estrago na Fórmula 1 com seus chicotes é justamente um agente dos Dez Anéis. 

Já no primeiro filme do Homem-Formiga, quando estão leiloando a tecnologia do Jaqueta Amarela, um dos compradores é um membro dos Dez Anéis - e a gente só sabe disso por conta de uma tatuagem muito bem escondida que aparece numa cena deletada.

Com a estreia de Shang-Chi no cinema, pode ser que o modus operandi dessa organização finalmente seja revelado, e é bem provável que seja inspirado na Sociedade das Cinco Armas, que nos quadrinhos é uma organização do mal liderada pelo pai do Shang Chi.

Quais são os poderes de Shang-Chi?

Simu Liu como Shang-Chi
Marvel Studios/Divulgação

O filme de Shang-Chi vai transformar os anéis do poder do Mandarim em argolas que o vilão usa nos braços para gerar golpes de energia. Uma adaptação que faz todo sentido já que, além dos anéis serem conceitualmente muito parecidos com as jóias do infinito na manopla, as argolas são um elemento muito tradicional do kung fu e servem como peso extra na hora dos treinamentos.

Já os poderes de Shang-Chi no filme parecem bem fiéis aos originais. Ele é um grão-mestre em kung fu que foi treinado desde de criança para se tornar um especialista na luta. Além disso, nosso herói também consegue controlar o seu Chi. Esse domínio dá a ele habilidades sobre-humanas como super-força, resistência à dor e faz com que ele seja capaz até mesmo de desviar de balas.

O Mestre do Kung Fu também é perito em armas como espadas, bastões e nunchakus. E, como se tudo isso não bastasse, ele ainda consegue identificar e utilizar pontos vitais para neutralizar seus inimigos.

Qual é o futuro de Shang-Chi no cinema?

Cartaz de Shang-Chi e a lenda dos dez anéis
Marvel Studios/Divulgação

A gente já pode começar a especular sobre a participação de Shang-Chi numa nova formação dos Vingadores, já que nos quadrinhos ele fez parte do time e na ocasião até ganhou equipamentos personalizados para ampliar sua atuação.

Vale lembrar que ele foi chamado pros Vingadores pelo Capitão América e pelo Tony Stark - que foi quem deu esse upgrade nos equipamentos do Shang Chi. Será que ainda tem espaço pra ele entrar pros Vingadores sem esses dois caras por lá?

E aproveitando que a Sagrada Linha do Tempo foi pro espaço, outro encontro possível que seria legal ver nas telonas é o crossover entre Homem-Aranha e Shang-Chi. Durante a saga "Ilha das Aranhas", Peter Parker perde o seu sentido aranha e, para compensar, Shang-Chi é enviado para ensiná-lo a lutar kung fu. Juntos eles desenvolvem um estilo chamado O Caminho da Aranha.

De onde veio a ideia de adaptar o Shang-Chi?

Elenco em cena de Shang-Chi e a lenda dos dez aneis
Marvel Studios/Divulgação

Para finalizar a nossa lista, você precisa saber que a ideia de se fazer um filme do Shang-Chi não é de hoje. No final da década de 80, uma das maiores lendas dos quadrinhos tentou adaptar a história do herói para as telas. Stan Lee em pessoa tentou aproveitar o hype da série "Kung Fu", estrelada por David Carradine, para emplacar uma versão do herói da Marvel na televisão. 

Segundo Lee, Shang-Chi teria o apelo ideal para conquistar os fãs de artes marciais e ele até tinha em mente o ator ideal para o papel: Brandon Lee, filho de Bruce Lee. No fim das contas, os estúdios não compraram a ideia e o projeto foi engavetado de vez depois da morte do ator durante as filmagens de O Corvo.

Em 2001, o diretor de Blade, Stephen Norrington foi cogitado para dirigir um filme do Mestre do Kung Fu ao lado de uma das encarnações do Cavaleiro Fantasma, mas ele se aposentou antes mesmo da coisa andar. 

Depois de tudo isso, nós finalmente vamos ver a adaptação do herói nos cinemas, com o Simu Liu no papel do Shang Chi.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.