Loki

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Loki | Afinal, quem realmente criou a AVT?

Terceiro episódio da segunda temporada traz novo paradoxo temporal à série

Omelete
3 min de leitura
20.10.2023, às 14H33.
Atualizada em 20.10.2023, ÀS 14H44

[Spoilers de “1893”, terceiro episódio da segunda temporada de Loki]

Principal ameaça do primeiro ano de Loki, Aquele Que Permanece (Jonathan Majors) pode até não ter dado as caras na segunda temporada, mas a missão que ele deixou para Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) e Ms. Minutes (Tara Strong) antes de morrer certamente continua repercutindo no MCU. Isso porque, de acordo com os eventos de “1893”, episódio mais recente da série, é justamente essa tarefa passada por ele que o leva a se tornar o homem solitário no Fim dos Tempos — e, consequentemente, faz da AVT (Autoridade de Variância Temporal) o resultado de um paradoxo temporal.

Quem curte produções de viagens no tempo muito provavelmente já se deparou com o chamado Paradoxo de Bootstrap, teoria que diz que os eventos desencadeados por uma viagem temporal são, ao mesmo tempo, causa e consequência de si mesmos. Esse conceito — que está longe de ser descomplicado — já foi explorado diversas vezes em séries como Dark, Rick & Morty (que também conta com roteiros de Michael Waldron) e Doctor Who, e fez sua estreia no MCU no momento em que Renslayer e Ms. Minutes deixaram o manual da AVT escrito por O.B. (Ken Hua Quan) nas mãos de um jovem Victor Timely, variante d’Aquele Que Permanece, para garantir que a agência fosse criada.

Acontece, no entanto, que o manual só poderia ter sido escrito de fato após a AVT já existir — e funcionar —, e O.B. passar séculos trabalhando lá para escrevê-lo. Assim sendo, o técnico temporal se torna a grande inspiração por trás da própria agência em que trabalha, criando um ciclo paradoxal que afeta diretamente todos os acontecimentos da série e, de certa forma, toda a Saga do Multiverso, que culminará em Vingadores: Dinastia Kang e Vingadores: Guerras Secretas.

Por mais que não cite explicitamente o Paradoxo de Bootstrap, “1893” é praticamente todo trabalhado em cima deste conceito, assim como a própria AVT. Aliás, esse não é o único episódio desta temporada que se apoiará no paradoxo, como ficará evidente na segunda metade do novo ano — mas não vamos entrar nesses spoilers específicos aqui.

Com roteiro de Michael Waldron, a segunda temporada de Loki tem episódios dirigidos pela dupla Justin Benson e Aaron Moorhead (O Culto). Novos capítulos chegam às quintas-feiras no Disney+.

*****

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.