Anthony Mackie e Sebastian Stan em O Falcão e o Soldado Invernal

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

Falcão e o Soldado Invernal | Relembre as trajetórias de Sam e Bucky no MCU

Ex-coadjuvantes estrelarão série própria da Marvel no Disney+

Nicolaos Garófalo
12.03.2021
13h31
Atualizada em
12.03.2021
16h18
Atualizada em 12.03.2021 às 16h18

Coadjuvantes de Steve Rogers desde suas respectivas chegadas ao MCU (Universo Cinematográfico Marvel), Sam Wilson e Bucky Barnes deixarão a sombra do super-soldado quando estrearem em sua própria série no Disney+, O Falcão e o Soldado Invernal. Novamente vivida por Anthony Mackie e Sebastian Stan, a dupla dará sequência ao arco que tem sido desenhado desde 2011, quando Capitão América: O Primeiro Vingador estreou nos cinemas.

Abaixo, relembramos a trajetória de Sam e Bucky na franquia, de suas passagens pelo exército até seus papéis na batalha final contra Thanos em Vingadores: Ultimatosó cuidado com spoilers:

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Primeiro filme estrelado por Chris Evans, Capitão América: O Primeiro Vingador mostra a história de Steve Rogers, um jovem magricela do Brooklyn que, por causa de seu porte físico e problemas de saúde, é impossibilitado de se alistar no exército norte-americano em pleno auge da Segunda Guerra Mundial. Inspirado por seu melhor-amigo de infância, Bucky Barnes (Stan), Steve se oferece como cobaia para o experimento do Super-Soldado e se torna o Capitão América. Incialmente, o herói é usado apenas como um mascote do exército dos Estados Unidos, mas quando participa de uma turnê de apresentações no front, o Capitão descobre que Bucky foi preso pelos nazistas e parte em uma operação de resgate. Barnes se une a um pelotão de elite comandado por Steve - o Comando Selvagem - e, juntos, eliminam diversas bases da Hydra, divisão científica do exército alemão.

Ao tentar capturar o cientista Arnim Zola, Bucky é jogado para fora de um trem em movimento e dado como morto. Eventualmente, ele é encontrado congelado pela Hydra - infiltrada na SHIELD - e submetido a uma lavagem cerebral e a um experimento semelhante ao que transformou Steve no Capitão América.

Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Um homem fora de seu tempo, em Capitão América: O Soldado Invernal Steve tem dificuldades em aceitar seu papel no século 21. Durante um treino em Washington, ele conhece Sam (Mackie), um veterano do exército norte-americano que comanda sessões de terapia em grupo para ex-soldados que sofrem de estresse pós-traumático.

Quando a SHIELD é desmascarada como apenas uma faixada para o ressurgimento da Hydra, Nick Fury (Samuel L. Jackson) sofre um atentado, realizado pelo Soldado Invernal. Tentando capturá-lo, Steve descobre que seu novo oponente é ninguém mais ninguém menos que Bucky. Como arma soviética, ele foi responsável pelo assassinato de diversas figuras que poderiam estragar os planos da Hydra no cenário geopolítico mundial, incluindo Howard Stark, pai do Homem de Ferro.

Com a ajuda de Sam, armado com seu traje de Falcão, e Viúva Negra (Scarlett Johansson), Steve arma um plano para derrubar de vez a agência maligna, mas, no último segundo, se depara com Bucky e, durante o confronto, é jogado em um rio. Vencendo a lavagem cerebral, Barnes recupera a consciência e salva Steve do afogamento.

Vingadores: A Era de Ultron (2015)

Embora fique ausente na maior parte de Vingadores: Era de Ultron, Sam é um dos convidados de Steve para a festa organizada por Tony (Robert Downey Jr.) para celebrar o fim definitivo da Hydra. Durante a comemoração, o Falcão diz ao Capitão que está investigando o paradeiro de Bucky, mas sem sorte.

Após os eventos de Sokovia, Sam se junta à nova equipe de Vingadores convocados por Steve e Natasha, formada por Falcão, Máquina de Combate (Don Cheadle), Visão (Paul Bettany) e Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen).

Homem-Formiga (2015)

Após entrar oficialmente para os Vingadores, Sam se torna parte da equipe de segurança do complexo montado por Tony Stark para alojar os heróis, seus equipamentos e os materiais confiscados em suas missões. Quando o Homem-Formiga (Paul Rudd) tenta invadir o armazém, ele enfrenta o Falcão. Derrotado com facilidade, Wilson pede que seus colegas nunca contem sobre a luta a Rogers.

Capitão América: Guerra Civil (2016)

Sam e Bucky estão diretamente envolvidos nos eventos que levaram à Guerra Civil dos Vingadores. Enquanto o Falcão fazia parte da equipe que foi para Lagos prender Ossos-Cruzados (Frank Grillo), que terminou com várias mortes colaterais, o Soldado Invernal vivia foragido em Bucareste, na Romênia, comprando ameixas na feira, até que Helmut Zemo (Daniel Brühl) usa um disfarce para incriminá-lo pela explosão durante a votação do Acordo de Sokovia na ONU, que resultou na morte do Rei T’Chaka (John Kani).

Ciente da busca das autoridades e do Pantera Negra (Chadwick Boseman) por seu melhor amigo, Steve se une a Sam para limpar o nome de Bucky, que acaba preso e é “reativado” por Zemo, que o coloca contra os Vingadores. Após descobrir os planos do vilão, Steve, Bucky e Sam tentam seguir para a Sibéria, onde a União Soviética comandava o programa do Soldado Invernal.

Os três, assim como Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Homem-Formiga e Wanda, se tornam foragidos da justiça e acabam enfrentando o grupo de heróis formado por Homem de Ferro, Máquina de Combate, Viúva Negra, Homem-Aranha (Tom Holland) e Visão em um aeroporto em Berlim. No meio da confusão, Sam é preso enquanto o Capitão e o Soldado Invernal fogem para a Sibéria, seguindo o rastro deixado por Zemo.

Ao encontrá-lo, Steve e Bucky são alcançados por Tony – agora ciente da inocência do Soldado Invernal. Ao confrontar Zemo, o Homem de Ferro descobre que Bucky matou seus pais e se volta contra ele e Steve. Juntos, Capitão e Soldado Invernal derrotam Tony.

Após a verdade ser revelada, T’Challa se compromete a ajudar Bucky a se livrar de sua lavagem cerebral, enquanto Steve tira seus amigos da prisão e embarca em uma vida de fugitivo.

Pantera Negra (2018)

Na cena pós-créditos de Pantera Negra, é revelado que Bucky vive em paz em Wakanda, conhecido pelos locais como “lobo branco”.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Em Vingadores: Guerra Infinita, Sam, Steve e Viúva Negra aparecem de última hora para salvar Wanda e Visão de Próxima Meia-Noite (Carrie Coon) e Corvus Glaive (Michael James Shaw), os “filhos de Thanos”, que chegam a Terra atrás da Joia da Mente. Quando fica claro que os vilões invadirão Wakanda, o grupo se prepara para enfrentar a horda do Titã Louco, com um Bucky reabilitado ao seu lado.

Após serem derrotados ao lado dos outros Vingadores, Bucky e Sam são apagados pelo estalo de Thanos.

Vingadores: Ultimato (2019)

Estalados de volta à existência pelo Hulk (Mark Ruffalo) durante os eventos de Vingadores: Ultimato, Sam e Bucky chegam junto com vários outros heróis à batalha final contra Thanos e seu exército e, após o sacrifício de Tony, saem vitoriosos do combate, ao lado dos outros Vingadores.

Sabendo dos planos de Steve de viver uma vida normal ao lado de Peggy Carter (Hayley Atwell), Bucky se despede de seu melhor amigo. Já Sam encontra com uma versão já idosa do Capitão América, que lhe dá seu escudo e abre caminho para os acontecimentos da série Falcão e o Soldado Invernal.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.