Kevin Feige assume whitewashing em Doutor Estranho: "serviu como alerta"

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Notícia

Kevin Feige assume whitewashing em Doutor Estranho: "serviu como alerta"

Presidente do Marvel Studios diz que a decisão foi feita de modo consciente

20.05.2021, às 11H42.
Atualizada em 20.05.2021, ÀS 11H59

O presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, falou sobre o caso de whitewashing em Doutor Estranho, na escalação da atriz branca Tilda Swinton no papel de Anciã, originalmente um homem asiático. Em entrevista à Men's Health [via IW], Feige assumiu o erro, dizendo que o estúdio pretendia escapar de um esteriótipo ao fazer a decisão:

"Achávamos que estávamos sendo tão espertos, tão ousados. Não faríamos o clichê do velho sábio homem asiático. Mas foi um alerta pensar 'bom, espera um minuto, tem outro jeito de fazer isso? Existe um jeito de não cair no clichê e escalar um ator asiático?' E a resposta, claro, é sim".

A prática de whitewashing em Hollywood constitui em escalar atores brancos em papeis de outras etnias. Casos recentes e famosos incluem Scarlett Johansson em Vigilantes do Amanhã e Emma Stone em Sob o Mesmo Céu.

Em 2016, o anúncio de Swinton no papel causou diversas polêmicas, mas o diretor Scott Derrickson, Swinton, o ator Benedict Wong e outros nomes envolvidos na produção defenderam a escalação. A atriz reviveu o papel em Vingadores: Ultimato. 

Com direção de Sam Raimi, das trilogias Evil Dead Homem-Aranha, a sequência de Doutor Estranho estreia em 25 de março de 2022.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.