Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Mangás e Animes
Notícia

Trilha sonora brasileira de Yu Yu Hakusho é regravada e lançada no streaming

Cantores se reúnem 25 anos após exibição do anime na extinta TV Manchete

PP
09.02.2022, às 17H34.
Atualizada em 09.02.2022, ÀS 18H11
Trilha sonora brasileira de Yu Yu Hakusho é regravada e lançada no streaming

Créditos da imagem: Yu Yu Hakusho (Reprodução)

A nostalgia bate forte quando ouvimos "o corre-corre da cidade grande", primeiro verso da abertura de Yu Yu Hakusho na extinta TV Manchete. Duas décadas depois da exibição no Brasil, os responsáveis pela trilha sonora do anime se reuniram para regravar as músicas em português. O álbum YUYU20, com dez faixas, já está disponível nas plataformas de streaming (ouça aqui).

O trabalho foi produzido por Hans Zeh com o valor arrecadado em um financiamento coletivo. Os fãs do quarteto formado por Yusuke, Kuwabara, Kurama e Hiei participaram ativamente da "vaquinha" virtual, que obteve mais que o dobro da meta inicial de R$ 30 mil. Em entrevista ao Omelete, o músico comemora o êxito da campanha, suficiente para entregar 300 CDs e 300 LPs aos colaboradores do projeto (até a arte da capa é assinada por uma fã, Talita Ortigoza).

Omelete Recomenda

"Foi uma surpresa para todos nós. Com o primeiro valor, daria para fazer, mas não do jeito que a gente acabou fazendo. Melhoramos tudo. O vinil está sendo fabricado na Europa, vai ser importado. Os artistas receberam mais, a produção do show também. Masterizamos nos Estados Unidos, o que também não estava previsto, melhorando bastante o projeto original", explica Hans Zeh.

Ao lado de Luigi Carneiro e Carla de Castro, cantores originais da trilha brasileira de Yu Yu Hakusho, Hans Zeh refez os arranjos das aberturas e encerramentos em versão estendida, sem a edição da TV. Eles também se apresentaram em um show exclusivo aos apoiadores do financiamento coletivo, e em 2022 planejam shows em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Luigi Carneiro, que atualmente mora nos Estados Unidos, voltou ao Brasil só para o projeto de Yu Yu Hakusho. Ele cantou a primeira abertura, "Sorriso Contagiante", e os quatro primeiros temas de encerramento: "O Tempo", "Eu Vou Dizer Adeus", "Amor à Deriva" e "Quando o Sol Brilhar Novamente (A Carta)". Nas canções adicionais que compõem o disco, também interpretou "O Céu da Cidade".

Carla de Castro, conhecida por ter integrado o grupo Orquestra da Terra (da abertura da novela O Rei do Gado), voltou a cantar o quinto encerramento de Yu Yu Hakusho, "Geração dos Sonhos", e deu voz à música "Nada Mais", inédita em português.

Segundo o produtor, parte das músicas chegou a ser produzida nos anos 90 para um CD de Yu Yu Hakusho que estava em desenvolvimento, mas o material foi roubado.

"Gravamos no estúdio de Luiz Schiavon, ex-RPM, mas o local foi assaltado e as masters deste trabalho nunca foram recuperadas. Eu não estava, mas soube que eles chegaram cedinho, renderam uma funcionária e depenaram o estúdio. Havia material de Chitãozinho & Xororó, trilhas de novela e Yu Yu Hakusho", recorda Hans Zeh.

Lançado em 1992 no Japão, Yu Yu Hakusho estreou na TV Manchete em 1997, embalada pelo sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco, Shurato e Samurai Warriors, entre outros animes. Com 112 episódios e lutas de tirar o fôlego, a história de Yusuke conquistou o público também pela dublagem, realizada no estúdio Audio News, no Rio de Janeiro, que inseriu gírias e trocadilhos tipicamente brasileiros nas falas dos personagens.

Em 2004, Yu Yu Hakusho voltou à televisão no Cartoon Network, com nova dublagem no mesmo estúdio carioca, preservando quase todo o elenco original. A Band chegou a comprar o anime e planejava exibi-lo em dobradinha com Cavaleiros do Zodíaco, mas exibiu poucos episódios e escanteou a série para seu canal vizinho, Rede 21 (depois rebatizado para PlayTV).

Uma série live-action de Yu Yu Hakusho está sendo desenvolvida pela Netflix e deve estrear em dezembro de 2023. Hans Zeh espera poder participar do projeto e fala sobre sua ligação com o anime atualmente.

"Estou maratonando Yu Yu Hakusho com meu filho de 12 anos. Minha relação com a série é muito mais intensa hoje do que nos anos 90, porque no horário em que ia ao ar eu estava dentro do estúdio", afirma.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.