Mangás e Animes

Entrevista

Wendel Bezerra diz que Dragon Ball Z o apresentou ao mundo dos animes

Dublador conversou com o Omelete para celebrar o Goku Day

Omelete
3 min de leitura
Pedro Henrique Ribeiro
09.05.2022, às 17H09
ATUALIZADA EM 10.05.2022, ÀS 17H39
ATUALIZADA EM 10.05.2022, ÀS 17H39

Seja você otaku, apreciador casual de animes ou até hater do formato, é impossível não conhecer Kakaroto, nosso lendário Goku. O personagem criado por Akira Toriyama para protagonizar a saga Dragon Ball conectou muitos brasileiros ao universo da animação japonesa e teve uma participação crucial na formação do nerd dos anos 2000. Acompanhando o sucesso do personagem estava a dublagem de Wendel Bezerra, imortalizada na mente dos brasileiros em simples frases como “oi, eu sou o Goku!”

Assim como o toda uma geração foi apresentada ao universo do anime graças ao personagem, o Wendel também foi inserido nesse universo através dele, com a dublagem de Dragon Ball Z. No dia 9 de maio comemoramos o Goku Day, uma data para celebrar aquele que, apesar de não ser humano, se sacrificou várias vezes para salvar toda a humanidade. A data é uma referência aos fonemas dos números 5 (Go, em japonês) e 9 (Kyu). Com o formato de datas invertido do Japão, que coloca o mês antes do dia, temos então 05/09 (Go/Kyu).

O lado fã do dublador também tem lugar especial para algumas sagas de Dragon Ball, em especial a de Freeza, que introduziu Wendel no universo dos animes. “Fiquei muito empolgado com Dragon Ball [por causa dela]. Eu dublava com a paixão que eu tinha pelo trabalho, mas era mais um trabalho. E foi na saga do Freeza que eu comecei a misturar o lado dublador com o de fã. Eu queria saber o que ia acontecer [no final] e ficava lendo as páginas [do roteiro] para me antecipar aos acontecimentos”, conta ele. “Meu contato [com animes] até então era apenas como dublador”, continua Wendel, que também gosta da batalha entre Goku e Jiren.

Com a dublagem de Goku e vários outros personagens icônicos da cultura pop, Wendel ganhou visibilidade para muito além da voz. “Com a internet, as vozes brasileiras passaram a ter mais importância e para mim isso é algo incrível. Sou extremamente grato por receber carinho diariamente de uma forma muito intensa em função dos personagens que eu dublo, especialmente o Goku”. Pensando nas futuras gerações de dubladores, Wendel deixa um recado para quem sonha em dar a voz em nome do entretenimento: “É uma profissão rentável, divertida, mágica que deixa sua marca para sempre, mas é uma profissão como outra qualquer e tão difícil quanto qualquer outra. A evolução na carreira é lenta e difícil, muitos talentos se perdem porque desistem. Resiliência e persistência são fundamentais”.

Live-action de Dragon Ball?

Após dublar tantas sagas do anime, Wendel agora espera poder encarar um live-action bom, que apague o gosto amargo deixado por Dragonball Evolution. “Eu sou muito otimista. Seria algo explosivo e eu só espero estar vivo e com essa voz para poder dublar o Goku”, brinca. “A gente já viu tanta porcaria por aí. Não custa nada investir um dinheiro bem gasto com produtores e diretores talentosos [para o filme]. Com certeza muita gente vai até se voluntariar para o projeto”.

E para quem ficou com saudade de assistir o Kakaroto dublado após ler a entrevista, Dragon Ball Super é exibido durante as tardes de segunda à sexta-feira no Wanimé, do canal Warner Channel, junto do clássico Bleach. Os animes Death Note e Yashahime também fazem parte da programação e são exibidos nas noites de quarta-feira.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.