Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Mangás e Animes
Artigo

Ne Zha 2 | Conheça a mitologia da animação chinesa

Longa é a animação mais lucrativa de toda a história do cinema

Omelete
3 min de leitura
FB
23.09.2025, às 15H58.

Falta pouco para o Brasil conhecer um filme que está fazendo história no mundo da animação.

Depois de um estrondoso sucesso internacional, Ne Zha 2 - O Renascer da Alma estreia em 25 de setembro nos cinemas tupiniquins, carregando a tiracolo a nada modesta marca de longa animado mais lucrativo de todos os tempos.

Omelete Recomenda

O personagem-título se baseia na figura homônima da mitologia chinesa, considerada uma das mais populares da cultura do local. A lenda de Ne Zha ganhou seu registro textual no livro A Investidura dos Deuses, do século 17, no qual a franquia de animação se baseia livremente.

Conheça, a seguir, alguns detalhes dessa narrativa mitológica que é a matéria-prima da versão cinematográfica:

Origem

Ne Zha é uma divindade taoísta, marcada pelo seu temperamento rebelde e irreverente – algo incomum entre as deidades desse credo – e criada para ser guarda-costas do Imperador de Jade, considerado o “senhor dos céus” na mitologia da Chona.

Em certo momento de sua existência, ele foi encarregado por Jade de caçar e destruir os espíritos demoníacos que provocavam mazelas na Terra. Para isso, porém, precisaria assumir uma encarnação humana no plano material.

História

O nascimento de Ne Zah teria ocorrido no nordeste chinês, durante a Dinastia Chang. Sua mãe terrena seria Lady Yin, esposa do comandante militar Li Jing – que tivera uma gestação bastante incomum, com mais de três anos de duração.

Quando o parto finalmente acontece, o que nasce não é exatamente um bebê, mas sim uma imensa bola de carne! Assustado ao se deparar com a ‘cria’ de sua esposa, Li Jing investe com sua espada contra esse corpo estranho, que se abre então diante dele e revela a presença de uma criança em idade mais avançada, cujo desenvolvimento físico e intelectual em nada se parece ao de um recém-nascido.

A natureza desse incompreensível fenômeno só vem a se elucidar com a chegada de Taiyi Zhenren, um espírito taoísta imortal que esclarece ao casal a origem sobrenatural de Ne Zah, bem como a missão a este designada.

Anos depois, Ne Zha provoca a ira do rei dragão Ao Guang ao matar acidentalmente um de seus filhos, Ao Bing. Cego de ressentimento, o imperador volta sua fúria para Li Jing, iniciando uma verdadeira guerra não só contra a família do militar, mas também toda a sua comunidade.

Ciente do desastre que trouxera aos seus, Ne Zha decide se sacrificar, cometendo suicídio para aplacar a ira do rei. Sua alma então passa a vagar pelo mundo espiritual, até que Taiyi Zhenren resolve novamente intervir e usa raízes de lótus para fazer o jovem renascer, mais poderoso do que nunca.

Ne Zha Contra o Rei dos Dragões (1979)
Divulgação

Essa história é retratada tanto em A Investidura dos Deuses como na primeira animação de Ne Zha, lançada em 2019.

Aspecto

Ne Zha costuma ser retratado pela tradição popular chinesa de uma forma um tanto diferente da mostrada nas duas animações recentes do personagem.

O personagem geralmente é descrito como uma figura imponente, com chamas sob os pés, e envolto por uma faixa vermelha que flutua em torno de seu corpo. Em algumas ilustrações, aparece também com múltiplos membros, ostentando três cabeças e seis braços – como na ilustração acima, utilizada na animação Ne Zah Contra o Rei dos Dragões (1979).

Poderes

As habilidades especiais de Ne Zha são relacionadas na mitologia aos acessórios místicos que ele carrega consigo.

Webstories

As chamas em seus pés, por exemplo, seriam na verdade rodas de fogo que lhe permitem voar e se transportar a velocidades inimagináveis.

O herói porta também o Anel do Universo, presente dado por seu mentor Taiyi Zhenren, que lhe confere o poder de manipular as forças cósmicas.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.