Ken Akamatsu, artista, político e criador de mangás como Love Hina, fez uma publicação em suas redes sociais onde sugere que uma proteção contra Inteligências Artificiais, para as publicações, está mais próxima do que nunca (via ComicBook).
"Recebemos muitas perguntas sobre o LoRA e Kishin Higuchi", disse sobre o criador de Ekijin no Karute. Higuchi ganhou atenção no Japão recentemente ao saber que uma ferramenta de IA havia sido desenvolvida para imitar seu estilo artístico. A descoberta deixou Higuchi deprimido e o forçou a rejeitar todas as fan-arts de sua série.
"No entanto, mesmo se o trabalho do próprio ilustrador não for usado para aprendizagem de IA, ele poderá ser protegido por direitos autorais se o ato de criar e usar o produto satisfizer a 'semelhança e dependência' com os trabalhos protegidos por direitos autorais existentes", afirmou.
“Além dos usuários, existe a possibilidade de o desenvolvedor (que é a pessoa que criou o LoRA) se tornar um infrator”, continua no post. “A propósito, o governo está considerando a violação de subsídios não relacionados a direitos autorais, como direitos de publicidade, no que diz respeito à IA generativa.”