Mangás e Animes

Notícia

Makoto Shinkai explica lenda japonesa que inspirou trama de Suzume

Diretor fala sobre as origens de seu mais recente longa-metragem

Omelete
2 min de leitura
17.04.2023, às 17H25.

O diretor Makoto Shinkai, que impressionou o mundo com Your Name e O Tempo Com Você, lançou mundialmente seu novo filme animado, Suzume, este mês. No longa, vemos a protagonista-título enfrentando um mal misterioso e extremamente perigoso responsável por causar os terremotos por todo o Japão. Perguntamos para o diretor o significado daqueles seres sem rosto.

“Há muito tempo, os japoneses acreditavam que tinha um grande Namazu (peixe-gato) debaixo da terra que causava terremotos ao mexer o seu corpo”, explicou o diretor ao Omelete. “Os vermes de Suzume tiveram inspiração nesse Namazu. A minhoca representa uma energia da Terra que não pode ser controlada por humanos e os próprios terremotos”, continuou. 

Shinkai ainda explica o cuidado que teve para manter a essência de sua ideia: “Ao descrever o verme, tomei o cuidado para não fazer com que se tornasse um monstro ou uma criatura. Monstros tem uma intenção e objetivo, desastres como terremoto não tem intenção. Portanto, eu projetei o verme de forma a parecer uma corrente de água, fumaça ou chamas”.

A trama de Suzume acompanha a personagem título, uma jovem de 17 anos, que encontra uma porta mágica em meio a ruínas em sua pequena cidade no Japão. Ao tentar passar por ela, a jovem percebe que outros portais semelhantes por todo o país também se abriram, causando destruição ao seu redor. É quando ela decide partir em uma missão para fechar todas as portas, e desvendar o mistério por trás delas. 

Shinkai falou sobre o longa em comunicado oficial: "Precisamos pensar em como fechar as muitas portas que deixamos abertas em nossas vidas. [...] É minha esperança sincera que este filme faça o público sair dos cinemas com um sorriso largo".

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.