Hideaki Anno, criador de Evangelion, desabafa sobre falência de estúdio
Gainax foi criado em 1984 e produziu animes icônicos ao longo das décadas
O lendário mangaká Hideaki Anno, criador de Evangelion e diretor de Shin Godzilla e Shin Kamen Rider, desabafou sobre a falência de seu estúdio, Gainax.
O fim foi decretado no último dia 10, com o estúdio sendo dissolvido como conclusão do processo de falência, iniciado ainda em 2024. Anno foi um dos fundadores, e falou ao site Khara sobre o fim. "Em primeiro lugar, gostaria de expressar minha gratidão e respeito a todas as empresas relacionadas que trabalharam conosco, gratuitamente, por quase seis anos para reconstruir e, posteriormente, reorganizar a Gainax após a prisão do então presidente e CEO Maki Tomohiro em 2019", começou Anno.
"Graças à cooperação de todos, conseguimos processar adequadamente os direitos de cada obra, transferir os direitos e repassar todos os resultados de produção e outros materiais, devolvendo-os com sucesso aos respectivos detentores de direitos e criadores. Mais uma vez, gostaria de expressar minha gratidão. Muito obrigado", continuou o artista.
"O que foi divulgado publicamente até agora é praticamente tudo o que pode ser tornado público sobre o passado da Gainax, mas gostaria de aproveitar esta oportunidade para compartilhar algumas novas informações lamentáveis. Isso ocorreu porque a antiga equipe de gestão se envolveu em transferências ilegítimas de direitos e materiais. Como resultado, entramos com uma ação civil contra a então equipe de gestão. Um acordo foi firmado em 20 de janeiro de 2023, no qual nossas reivindicações foram aceitas e o réu se desculpou", concluiu.
Fundado em 1984, o Gainax foi um dos mais importantes estúdios da indústria dos animes. Além do clássico Neon Genesis Evangelion, ele produziu também Tegen Toppa Gurren Lagann, FLCL, Gunbuster e mais.