Demon Slayer: Castelo Infinito | O que o filme muda do mangá
Entenda as diferenças entre as duas versões da saga de Tanjiro Kamado
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba - Castelo Infinito já se consagrou entre os filmes mais bem-sucedidos de 2025 a nível internacional. Estreado há um mês no Brasil e nos Estados Unidos, o longa tem rompido recordes de bilheteria em praticamente todos os mercados por onde vem passando.
Como se sabe, Castelo Infinito é uma adaptação do arco homônimo presente no mangá de Koyoharu Gotouge, que mostra o confronto final dos Caçadores de Demônios contra Muzan Kibutsuji, líder supremo das criaturas malignas.
Embora bastante fiel ao material original, a obra cinematográfica carrega algumas diferenças substanciais em relação a este – que na visão de muitos, longe de deturpar a história, só contribuíram para torná-la ainda mais interessante nas telonas.
Acompanhe, a seguir, a lista de alguns pontos dissonantes entre as duas versões da saga de Tanjiro Kamado:
Maior profundidade dramática
A distinção principal entre o mangá e o filme está na leitura que cada um faz da história.
Embora os acontecimentos de uma obra e de outra sejam praticamente os mesmos, a matriz de Gotouge privilegia acima de tudo a ação, num ritmo verdadeiramente alucinante. Já o longa dirigido por Haruo Sotozaki opta por um ritmo mais paulatino, ensejando uma exploração mais dramática e aprofundada dos personagens e de seus conflitos.
A transformação de Azaka em demônio e a relação de Tanjiro com o mundo transparente são alguns dos motes que em que o cinema mergulhou com mais profundidade do que as páginas do mangá.
Coadjuvantes têm mais espaço
Diferentemente do mangá, mais focado nos personagens principais, o filme equilibrou melhor esse destaque com os slayers secundários, bem como com as lutas protagonizadas por estes.
Kiriya Ubuyashiki e suas irmãs, por exemplo, recebem um tempo de tela bem mais generoso que o espaço a eles conferido pela narrativa impressa.
Lutas estendidas
As sequências de luta entre demônios e caçadores são um elemento central de toda a saga Demon Slayer. O mangá do arco Castelo Infinito, de fato, também vem repleto delas – mas, nas telonas, parte desses momentos ganhou uma intensidade dramática e uma duração que não tinha originalmente.
O confronto entre Doma e Shinobu está aí para provar. A luta entre elas, além de ter ganhado uma coreografia toda especial, estende-se por um tempo considerável de tela – sendo que, no mangá, acontece de forma mais direta e objetiva.
Localização misteriosa
A caça ao arqui-vilão Muzan é o norte da narrativa de Castelo Infinito, tanto no original como na adaptação. No entanto, esse elemento é trabalhado de formas bem diferentes entre um e outra.
Na versão do cinema, vemos Kiriya angustiado pela dificuldade de descobrir o paradeiro do antagonista em seus mapas do Castelo Infinito. O mangá, entretanto, dá a entender que o filho de Kagaya sempre conheceu as coordenadas exatas do esconderijo de Muzan – apenas precisava das condições certas para chegar até lá.
Flashback revelador
É conhecimento básico sobre Demon Slayer que o motor de Shinobu na luta contra os demônios era a sede de vingar a morte de sua irmã, Kanae, assassinada por Doma.
No entanto, esse ponto-chave da narrativa nunca fora devidamente retratado no mangá – uma lacuna que o filme Castelo Infinito se encarrega eficazmente de preencher.
Um flashback mostra o momento exato do confronto entre Kanae e Doma, que acabaria em tragédia para a primeira.
Momentos suprimidos
Ao mesmo em que estende (e até incrementa) alguns trechos da obra original em sua adaptação, Haruo Sotozaki também opta por suprimir outros – que, a seu ver, talvez não parecessem tão imprescindíveis ao desenrolar da história.
Um dos casos mais notórios envolve a carta de Senjuro a Tanjiro, em que o primeiro expõe detalhes relevantes da luta de Yoriichi contra Muzan. Mesmo se tratando de um entrecho fundamental na narrativa do mangá, esse mote foi completamente cortado do longa – onde Senjuro não chega a ser sequer mencionado.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários