Chainsaw Man e Frieren (Reprodução/Montagem)

Créditos da imagem: Chainsaw Man e Frieren (Reprodução/Montagem)

Mangás e Animes

Artigo

Crunchyroll Anime Awards 2024 | Por que Chainsaw Man foi indicado e Frieren não?

Premiação internacional causou alvoroço entre otakus brasileiros após revelar seus indicados

Omelete
2 min de leitura
24.01.2024, às 17H20

Quando a Crunchyroll anunciou os indicados ao Anime Awards 2024, muitos otakus brasileiros ficaram revoltados com alguns dos nomes. Alguns não concordaram puramente por gosto, o que é super saudável em qualquer premiação; já outros ficaram confusos quanto às regras utilizadas para definir os concorrentes, o que é normal, considerando que as regras da premiação não são iguais às do Oscar ou Anime Awards Brasil.

Entre as principais queixas dos desaviados estava o fato de Chainsaw Man, transmitido em 2022, ter sido indicado em 17 categorias, enquanto Frieren e a Jornada para o Além, lançado em 2023, sequer apareceu na lista. Acontece que, para deixar tudo ainda mais confuso, outros animes de 2022 também surgiram entre os indicados, como a segunda metade da primeira temporada de Spy x Family, a temporada final de Mob Psycho 100 e Bocchi the Rock! Realmente faz sentido uma premiação de 2024 prestigiar animes de 2022? Sim! E nós vamos te explicar o motivo.

O calendário considerado pelo Crunchyroll Anime Awards não é o mesmo das demais premiações, que levam em conta as produções lançadas durante todo o ano anterior. No caso desta premiação otaku, os títulos considerados são os lançados entre o outono de um ano até o verão seguinte. Ou seja, neste ano, os animes elegíveis são os que estrearam entre outubro de 2022 e setembro de 2023. Os animes anteriores a esse período foram considerados para a premiação do ano passado, enquanto os que estrearam posteriormente, como Frieren, Diário de Uma Apotecária e a segunda temporada de Spy x Family, serão considerados para o Anime Awards de 2025. Da mesma forma, os animes que estrearem em outubro deste ano, só serão considerados para a premiação de 2026 — caso as regras não mudem até lá.

Falando nas regras, vale observar que o júri, formado por convidados de todo o mundo, precisa assistir a todos os animes que pretende indicar e enviar esses votos até um determinado período do ano. Após isso, os votos são computados e os mais indicados pelos jurados entram na disputa pelo prêmio. Com a lista de indicados montada, os otakus ao redor do mundo votam em seus favoritos e elegem os melhores animes do período.

As votações do Crunchyroll Anime Awards já estão abertas e serão encerradas às 23h59 do dia 27 de janeiro. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação que acontece no Japão no dia 2 de março.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.