10 animes sobre viagem no tempo
Conheça títulos do gênero que enveredam com maestria pela ficção científica
A viagem no tempo é um recurso comum na literatura e no audiovisual hollywoodiano. Os animes, porém, também possuem excelentes exemplares que lançaram mão desse elemento narrativo.
Confira, a seguir, dez títulos do gênero que exploram o tema com maestria:
A Garota Que Conquistou o Tempo (2006)
Makoto Kono é uma estudante do Ensino Médio que, do dia para a noite, descobre possuir o poder de voltar ao passado.
Ela começa a explorar aos poucos esse dom, usando-o para modificar pequenos fatos a seu favor – mas logo descobre que corrigir erros cometidos lá atrás pode significar criar problemas bem maiores no futuro.
Puella Magi Madoka Magica (2011)
O enredo segue um grupo de estudantes do Ensino Médio que adquirem poderes mágicos – e decidem empregá-los na luta contra as “bruxas”, criaturas tomadas pelo mal.
Uma das protagonistas é Homura Akemi, que usa a habilidade de viajar no tempo para tentar salvar sua amiga Madoka Kaname de um destino trágico – mas nunca alcança esse objetivo de todo.
Steins Gate (2011)
Os amigos Rintaro Okabe e Mayuri Shiina descobrem uma forma de transformar o próprio forno microondas em um dispositivo temporal, capaz de enviar mensagens ao passado.
O problema é que essa atitude atrai a atenção da Sern, uma organização que se dedica ao controle de pesquisas sobre viagem no tempo – e passa a persegui-los implacavelmente.
Steins Gate 0 (2018)
Este spin-off de Steins Gate se passa em uma linha alternativa da história original, em que Rintaro não conseguira salvar sua amada Kurisu da morte através de suas intervenções temporais.
A obra respeita a mitologia da série original e serve como um complemento à mesma, explorando mais profundamente o caminho que leva ao seu desfecho.
Orange (2016)
Naho é uma garota cuja vida de pernas para o ar ao começar, de repente e sem explicações, a receber cartas de sua própria versão futura, implorando-lhe que impeça a tragédia que está por acometer uma de suas colegas de escola.
Erased (2016)
Dono da estranha habilidade de voltar ao passado para impedir tragédias recém-ocorridas, Satoru Fujinuma se vê repentinamente acusado de matar uma pessoa próxima.
Ele então é levado por seu dom para 18 anos atrás – época em que uma antiga colega de escola sua, Kayo Hinazuki, foi misteriosamente assinada. O protagonista então descobre que os dois crimes estão conectados e passa a agir para impedir tanto um como o outro.
Tokyo Revengers (2021)
Virgem, sem namorada e em um péssimo emprego, Takemichi Hanagaki recebe o golpe de misericórdia ao descobrir que Hinata Tachibana, garota a quem mais amou no passado, acaba de ser assassinada por uma gangue de delinquentes.
Uma inesperada oportunidade de viagem no tempo, entretanto, leva-o de volta para seus dias de estudante colegial, onde ele descobre que a única forma de evitar a morte de Hinata é alterando o passado daqueles que posteriormente dariam cabo dela.
Re:Zero – Starting Life in Another World (2016)
Transportado misteriosamente para um mundo fantástico, Subaru Natsuki é brutalmente assassinado por bandidos, no mesmo dia em que chega ao local – apenas para despertar no mesmo ponto e hora em que sua chegada àquela dimensão aconteceu.
Preso em um looping mortal que se repete à exaustão, o rapaz é obrigado a salvar a própria vida uma e outra vez, ao mesmo tempo em que procura uma forma de entender onde está e como voltar para casa.
Summer Time Rendering (2022)
Shinpei Ajiro retorna à ilha onde nasceu para o funeral de uma amiga de infância, Ushio Kofune, morta em um suposto afogamento. Lá, porém, descobre que ela pode, na verdade, ter sido assassinada.
Ao tentar investigar o aparente crime, o protagonista acaba morrendo também – mas acorda no início do dia anterior à própria tragédia, percebendo-se preso em um loop temporal.
Ele então usa a bizarra situação para se aprofundar na relação entre a morte de Ushio (e a sua própria) com as “Sombras”, criaturas sobrenaturais que habitam a ilha há séculos.
Link Click (2021-atualidade)
Cheng Xiaoshi usa um estúdio de fotografia como fachada para seu verdadeiro negócio: ele é capaz de usar fotografias que tem em mãos para viajar no tempo, entrando no corpo do fotógrafo e experimentando suas emoções, como forma de ajudar seus clientes a superar traumas do passado.
Essas experiências possuem apenas duas regras: não alterar nenhum acontecimento e não perguntar sobre o futuro. Mas, quando Xiasohi se vê forçada a quebrar uma delas, consequências inesperadas o esperam.