Além de Star Wars: 5 papéis marcantes de Mark Hamill
Veja outros papéis do eterno Luke Skywalker
Créditos da imagem: Reprodução
Você conhece Mark Hamill. Estamos falando, afinal de contas, do homem que interpretou Luke Skywalker nos filmes de Star Wars. Agora, aqui vai uma pergunta: se eliminarmos o lendário Jedi, qual é o seu papel mais marcante? Hamill esteve em alguns filmes e séries de renome ao longo dos anos, e aqui vamos citar alguns de seus papéis mais inesquecíveis.
A Longa Marcha: Caminhe ou Morra
Se você acha que, por viver Luke nos cinemas, Hamill sempre interpreta heróis, então vá desde já tirando essa ideia da sua cabeça. Ao longo de sua carreira, o ator fez alguns vilões temíveis, e o mais recente veio em 2025 com A Longa Marcha: Caminhe ou Morra, uma adaptação brutal do conto distópico de Stephen King dirigida por Francis Lawrence (Saga Jogos Vorazes). Na trama, Hamill interpreta um homem conhecido apenas como o Major. Ele é o responsável por, digamos, motivar os adolescentes da longa marcha a não pararem de andar… e também por puni-los caso estes parem para descansar. Hamill poucas vezes foi tão assustador.
Veja Mark Hamill como o Major em A Longa Marcha, nos cinemas em 18 de setembro.
A Vida de Chuck
Mas A Longa Marcha não é a única adaptação de Stephen King, e seu outro papel num filme que trouxe um conto do autor à vida é o total oposto do Major. Como Albie Krantz, Hamill é o caloroso, sábio e um tanto quanto insensível avô do personagem titular em A Vida de Chuck, filme estrelado por Tom Hiddleston. Aqui, sua presença é um bálsamo. Mas, se A Longa Marcha não foi a primeira adaptação de Stephen King que Hamill fez, A Vida de Chuck não foi o primeiro trabalho dele com o diretor Mike Flanagan, o grande especialista em adaptar King. Para falar de sua outra colaboração, precisamos ir para a televisão.
A Vida de Chuck chega aos cinemas em 4 de setembro.
A Queda da Casa de Usher
Flanagan já adaptou muitas obras de Stephen King, mas sua primeira colaboração com Mark Hamill veio numa adaptação de outro escritor de terror famoso: Edgar Allan Poe. Na minissérie, Hamill interpreta o advogado da família Usher, Arthur Pym. Pym é um personagem marcante na obra de Poe. Misterioso, impiedoso e sem medo de mandar a real, ele mostra outras facetas da atuação de Hamill. E já que estamos falando de séries…
A Queda da Casa de Usher está na Netflix.
Avatar: A Lenda de Aang
Mark Hamill tem uma vasta, vasta história como dublador. Ele já emprestou sua voz a inúmeros personagens de animações e videogames, e um dos principais foi Ozai, o vilão de Avatar: A Lenda de Aang. Cruel e tirânico, Ozai passou por muitas fases na história, e em todas, a voz de Hamill foi essencial para sua construção. É um trabalho sensacional, mas não é o maior vilão que ele já dublou…
Coringa
Desde 1992, Mark Hamill é a voz do Coringa. Começando com Batman: A Série Animada, passando pelos desenhos de Liga da Justiça, incontáveis animações, filmes e a aclamada trilogia de jogos Batman: Arkham, Hamill deu voz ao principal algoz do Batman tantas vezes, que não é um exagero dizer que ele é instrumental para a construção do Coringa como personagem na cultura pop. Na verdade, com todo respeito a Heath Ledger e Jared Leto, para nós, não há dúvidas de quem é o maior Coringa de todos os tempos.