HQ/Livros

Lista

Liga da Justiça | Entenda quem é Mera, a esposa de Aquaman vivida por Amber Heard

Temperamental e dividida entre povos, personagem traz personalidade aos filmes da DC

Marcelo Hessel
14.10.2016
16h35
Atualizada em
29.06.2018
02h41
Atualizada em 29.06.2018 às 02h41

A Warner Bros. divulgou nesta semana a primeira imagem oficial da atriz Amber Heard como Mera, que deve dividir as atenções com Jason Momoa no filme de Aquaman. Antes disso, porém, ela estará brevemente em Liga da Justiça - e na galeria abaixo você conhece um pouco da rainha do mar e do que ela pode oferecer ao Universo DC das telonas:

Estreia

None

Mera foi apresentada pela primeira vez em 1963, na HQ Aquaman #11. Criada por Jack Miller e Nick Cardy, ela já é descrita como uma rainha dos mares, vinda de uma chamada "Dimensão Aqua". Durante o crossover O Dia Mais Claro, os leitores ficam sabendo que essa dimensão, também chamada Xebel, era uma colônia penal extradimensional para onde vários atlantes foram banidos depois de uma das muitas guerras civis da civilização submarina.

Visual consistente

None

Já na primeira aparição, em 1963, Mera ostenta sua tiara dourada com três pontas, um dos seus elementos visuais mais característicos, que perdurou durante as décadas. O macacão verde de corpo inteiro vez ou outra é substituído por um maiô que deixa os braços de fora. No filme, a roupa dela parece uma armadura e o busto é bem menos decotado que a maioria das reproduções dos quadrinhos.

Temperamental

None

A noção de que Mera tem dificuldade em controlar seu temperamento forte diante do povo da superfície foi ressaltada durante o relançamento dos Novos 52. Desiludido com a rejeição sofrida diante do seu povo, Aquaman passa a viver em terra, e Mera não se ajusta perfeitamente aos modos daqui. Seu passado com Xebel também está presente nos Novos 52, especialmente no arco "Throne of Atlantis", em que o atual rei de seu povo, Nereus, tenta convencer Mera a se casar com ele.

Revisão

None

A noção de que Mera mentiu para Aquaman para se aproximar dele e matá-lo, a mando de Xebel para vingar seu povo, foi estabelecida durante a saga O Dia Mais Claro, entre 2010 e 2011. Na oportunidade, os leitores aprenderam que Mera não era a rainha de Xebel, e sim a princesa mais velha, irmã da jovem Sereia. Em algumas oportunidade, em que o marido se vê em desvantagem, Mera atribui a "fraqueza" de Aquaman a seus genes atlantes.

Poderes

None

Mera tem, entre outras habilidades comuns aos habitantes das altas pressões das profundezas, superforça, resistência, a capacidade de respirar debaixo d'água e, principalmente, controle sobre as águas. Ela é capaz de criar objetos sólidos a partir de líquido e mover quantidades maciças de água.

Trauma

None

Uma das histórias mais importantes de Mera transcorreu na HQ do Aquaman em 1978. O vilão Arraia Negra sequestra Aquababy, e Mera volta a Xebel para encontrar o cientista que pode salvar o menino. Quando chega à sua dimensão natal, porém, tomada por um tirano, Mera precisa libertar seu povo. Ao retornar a Atlântida, ela descobre que chegou tarde demais. A morte de Aquababy mexeu na relação de Mera e Aquaman por anos.

Assassina

None

Treinada desde criança para ser uma assassina sem remorsos, o que pode explicar parte do seu comportamento impetuoso, Mera recebe em Xebel a missão de matar o Rei de Atlântida e vingar o exílio do seu povo. Inicialmente ela se aproxima de Aquaman porque sabe que apenas assim seria capaz de matá-lo, e abre mão do seu trono para ser mulher do atlante. Ela não contava, porém, com o poder do amor.

Família

None

O relacionamento entre Mera (já rainha de Atlântida) e Aquaman está presente nas HQs desde o começo das histórias dos dois, e gerou um filho, Arthur Curry Jr., o Aquababy. Inicialmente dividida entre seu povo e os atlantes, ela continua depois vivendo dilema parecido quando passa a adotar o reino da superfície e também reinando sobre Atlântida. O temperamento forte de Mera habitualmente a coloca em situações difíceis junto ao povo da superfície.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.