Filmes

Lista

Liga da Justiça | 12 easter eggs do filme

Longa já está em cartaz nos cinemas

Natália Bridi
17.11.2017
18h25
Atualizada em
29.06.2018
02h41
Atualizada em 29.06.2018 às 02h41

Liga da Justiça chega aos cinemas com uma série de easter eggs que homenageam o passado dos heróis no cinema e ampliam o atual universo cinematográfico da DC. Confira - mas cuidado com os spoilers:

Trilha sonora

A trilha de Danny Elfman para o filme inclui dois acenos para o passado dos heróis nas telas. O primeiro são os acordes do tema criado pelo próprio Elfman para o Batman de Tim Burton e o segundo são os acordes do tema de John Williams para Superman (1978) - entenda como a trilha sonora de Liga da Justiça representa perfeitamente o filme.

Linguagem de sinais

Quando diz que é fluente em linguagem de sinais, Barry Allen/Flash acrescenta que é fluente em linguagem de sinais de gorila, uma clara referência a Gorila Grodd, clássico vilão dos quadrinhos (e que já foi visto na série de TV no velocista escarlate).

Pinguins explosivos

Alfred diz que sente falta de quando os maiores problemas do Cavaleiro das Trevas eram pinguins explosivos. O trecho, além de ser uma referência ao clássico vilão do Homem-Morcego, relembra os eventos de Batman: O Retorno

Sala da Justiça

Também no final do filme, Bruce Wayne, Diana e Alfred entram no que parece as ruínas da Mansão Wayne (como mostrado em Batman V Superman) e planejam o que será a Sala da Justiça. Batman fala de uma mesa com seis cadeiras e Mulher-Maravilha complementa, “Com lugar para mais alguns”, sugerindo a entrada de novos heróis no futuro do supergrupo. O local foi apresentado na animação dos Superamigos e depois entrou para o universo das HQs.

Booyah!

No final do filme, Ciborgue aparece com o pai recebendo um upgrade do seu corpo robótico, resultando no círculo vermelho no peito característico do visual clássico do personagem. Um pouco antes, quando a Liga acabara de salvar o mundo, ele solta um Booyah!, bordão conhecido pelos fãs do herói nas animações dos Jovens Titãs.

Truth, Justice, and the American Way

Durante o encontro com Lobo da Estepe, Superman diz ser um grande fã da verdade e também da justiça. É uma referência ao bordão dos herói nos quadrinhos: “verdade, justiça e o modo americano”.

Superman de 1978

Quando retorna dos mortos, Superman volta para a fazenda Kent e aparece usando uma camisa xadrez que lembra a usada pelo jovem Clark no filme de 1978. O cenário do trecho também é o mesmo do filme.

Volta ao lar?

Uma cópia do Metrópolis Post coloca Superman ao lado de David Bowie e Prince e pergunta: “Eles voltaram para os seus planetas? Misteriosa onda de desaparecimento de heróis”.

Deuses antigos

A explicação de Diana também inclui os deuses antigos lutando ao lado das amazonas. Zeus e Ares podem ser vistos durante a batalha, por exemplo.

Lanterna Verde

Apesar do filme excluir o discurso de Lobo da Estepe que citava os Lanternas nos trailers, a  equipe de patrulheiros intergaláticos aparece no trecho em que Mulher-Maravilha explica para Bruce Wayne a primeira luta envolvendo as caixas maternas. A cena não deixa clara a identidade dos Lanternas, mas a morte de um deles mostra o anel de energia buscando um novo protetor. Onde estaria agora o patrulheiro da Terra? Qual seria a explicação para a sua ausência nessa nova batalha para salvar a Terra do Lobo da Estepe?

Lex Luthor

A segunda cena pós-créditos mostra um “novo” Lex Luthor, mais para vilão/playboy/excêntrico do que o jovem perturbado de Batman Vs Superman, e acena para o passado do vilão no cinema. Jesse Eisenberg veste um terno do mesmo modelo do usado por Gene Hackman no filme de 1978.

Quem é melhor?

A brincadeira da primeira cena pós-créditos é uma disputa recorrente nas HQs: quem é mais rápido, Superman ou Flash? A primeira competição ocorre em 1967. Um secretário da ONU propõe o desafio para arrecadar dinheiro para um fundo de ajuda para países em desenvolvimento. A corrida, porém, termina em empate - saiba mais.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.