Crossover entre Arrow e The Flash dá o tom de Legends Of Tomorrow
Episódios introduzem Mulher-Gavião e Gavião Negro e pavimenta o caminho para a nova série
O crossover entre Arrow e The Flash já virou uma tradição na CW. Em seu segundo o ano, o encontro entre as duas séries trouxe boas surpresas, avanços nas tramas e mais explicações a respeito de Legends Of Tomorrow.
Ao contrário do crossover anterior, em que cada episódio era independente e funcionava apenas como uma espécie de visita do Arrow em The Flash e vice-versa, neste ano a estrutura do especial funcionou como um filme. As tramas das duas séries estavam mescladas numa narrativa só e com o mesmo tom. O resultado foi bastante satisfatório, mostrando como os roteiristas estão mais confortáveis com as tramas e os personagens.
Embora as narrativas de Arrow e The Flash tenham avançado neste especial, vide Harrison Wells da Terra 2 desenvolvendo o soro da velocidade 6 e Oliver descobrindo que tem um filho, a trama principal foi centrada na história de Kendra Sanders e Carter Hall com o vilão Vandal Savage, principal antagonista de Legends Of Tomorrow.
O que vimos foi o processo de descoberta de Kendra e seu passado místico com Carter, além das motivações de Savage. Se aqui no crossover Mulher-Gavião e Gavião Negro foram o centro das atenções, dá para imaginar que serão bem importantes para Legends Of Tomorrow.
A brincadeira dos roteiristas com este crossover foi justamente mostrar, ou testar com a audiência, o clima de Legends Of Tomorrow. A formação do time de Central City e Star City foi impecável e com ótimos momentos entre todos eles. Felicity e Cisco, como sempre, proporcionaram os melhores momentos.
Em The Flash, o episódio ganhou o nome de "Legends Of Today", por mostrar as lendas do time atual, enquanto em Arrow o título ficou como "Legends Of Yesterday", principalmente por causa da mitologia do casal Gavião. O resultado não poderia ter sido mais positivo.
Neste especial também fomos apresentados a alguns elementos importantes para Legends Of Tomorrow: viagens no tempo. Como já vimos no trailer da série, Rip Hunter será o responsável por tal proeza, mas fica uma dúvida do quanto Barry terá de participação em tramas desta natureza dentro e fora de sua série própria.
Explicações como o Cajado de Hórus e o Nth Metal também estiveram presentes, enriquecendo ainda mais o universo televisivo da DC Comics.
Por fim, o crossover de The Flash e Arrow, além de mostrar a capacidade dos roteiristas de escrever uma série nos moldes da Liga da Justiça, e dar um gostinho do que será Legends Of Tomorrow, representou a integração do Universo DC e todas as suas particularidades na TV. Metahumanos, magia, imortais e viajantes do tempo agora estão integrados numa narrativa que faz sentido sem soar forçada. Este crossover representa a excelência do trabalho feito pelos heróis da DC na CW.