Sensível, Notas de um Amor Secreto resgata o drama romântico à moda antiga
Na escala e na dramaturgia, filme sul-coreano lembra histórias de amor de outra era
Créditos da imagem: Do Kyung-soo em Notas de um Amor Secreto (Reprodução))
A percepção do cinema contemporâneo como menos romântico do que aquele de algumas (ou muitas) décadas atrás não é nova, e é também difícil de contestar. Mas o que aconteceu com esse romance, e porque parece estar tão em falta? Não é como se casais tenham se tornado raridade no cinema, ou histórias sobre se apaixonar tenham saído de moda – eles não se tornaram, e elas nunca saem. Na verdade, os elementos que criam essa impressão incômoda de “não é o mesmo que antigamente” são muito menos quantitativos, e muito mais subjetivos.
Por outro lado, basta assistir ao sul-coreano Notas de Um Amor Secreto para se deparar diretamente com cada um deles. Adaptada do filme taiwanês Segredo (2007), a trama acompanha um prodígio do piano, Yu-ju (Do Kyung-soo), que volta a estudar na Coreia após falhar num exame na prestigiada academia alemã onde estava matriculado. Enquanto tenta superar um bloqueio psicológico intenso, Yu-ju conhece Jung-a (Won Jin-ah), uma jovem introvertida de sua classe, que logo demonstra-se o antídoto perfeito para uma vida vivida sob pressão.
O primeiro, e talvez mais óbvio, dos resgates que Notas de Um Amor Secreto faz para se aproximar desse romance que parece extinto no cinemão da atualidade é um resgate de escala, real e percebida. É verdade que há muito tempo estúdios hollywoodianos não colocam esse tipo de grana em suas produções voltadas ao melodrama, mas pior ainda é entender como essa falta de investimento alimentou uma geração de cineastas que pouco se dedicam a construir o universo, a ambientação, a atmosfera – elementos que importam tanto ou mais num romance quanto a atração entre os protagonistas.
Em Notas de Um Amor Secreto, a diretora Seo You-min (Lembranças Sombrias) e seus colaboradores entregam atmosfera de sobra. Filtrados pela luz radiante do Sol vespertino, filmados com a vontade de inserir seus personagens em um contexto idílico que conduza ao seu amor, os encontros dos pombinhos Yu-ju e Jung-a acontecem em locais de contos de fadas: um caminho de pedras à beira do rio, salpicado de folhas de outono; uma salinha de ensaio empoeirada de um prédio de universidade condenado, com suas paredes rabiscadas de recados românticos de outros casais que já a utilizaram como refúgio; ruas vazias do subúrbio durante noites banhadas pela incandescência do verão.
Notas de Um Amor Secreto, enfim, não é só uma história romântica. Ela também se passa em um mundo romântico. E o roteiro, assinado por Seo ao lado de Yoo Seung-hee (I Can Speak), dá suporte a essa construção ao voltar sua atenção para relações generosas, que empurram os personagens adiante na jornada de seu relacionamento, mas que também ajudam a desenhar as travas emocionais que eles vão encontrando em seu caminho. Uma virtude de Notas é não confiar demais em conveniências e inconveniências externas para estruturar seu conflito. Todo o conflito, entende o filme – como romances do passado sempre entendiam, à moda Neil Simon –, existe dentro dos protagonistas.
Ajuda aí, é claro, que a dupla de atores principais segure bem as pontas de personagens machucados, hesitantes, virados para dentro. Tantas das grandes histórias de amor do cinema foram contadas assim, através das explosões incontroláveis de emoções retraídas, sufocadas pelas pressões da modernidade. O amor como o grande equalizador, o remédio que nos obriga a botar para fora o que nos envenena, porque sabemos que é impossível viver algo tão bom com algo tão ruim aqui dentro.
Notas de Um Amor Secreto, enfim, pode não ser surpreendente – o espectador de olho afiado deve adivinhar a “reviravolta” da trama já no primeiro ato –, mas fala de uma verdade que não ouvimos há tempo demais na tela grande.
*Notas de Um Amor Secreto foi exibido no KOFF - Korean Film Festival 2025, que acontece em São Paulo entre os dias 2 e 8 de outubro. Confira aqui informações de programação e ingressos.
O título não tem previsão de estreia no circuito comercial brasileiro.
Notas de um Amor Secreto
말할 수 없는 비밀
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários