Kanye West segue streamando (mas não lançando) novo álbum Donda; entenda

Créditos da imagem: Apple Music/Divulgação

Música

Notícia

Kanye West segue streamando (mas não lançando) novo álbum Donda; entenda

Segundo o New York Times, rapper está morando em estádio para finalizar trabalho

Eduardo Pereira
06.08.2021
14h50

O rapper Kanye West protagonizou, nesta quinta-feira (5), mais um livestream de apresentação das músicas de seu novo álbum de estúdio, Donda. Transmitido do interior do estádio Mercedes-Benz, em Atlanta (EUA), o evento deveria acontecer em atencipação ao lançamento nas plataformas de streaming, remarcado para esta sexta-feira (6). Só que, mais uma vez, o álbum não foi lançado.

Kanye já havia enganado os fãs da mesma forma em 22 e 23 de julho, quando organizou a primeira "listening party" (festa de audição, em tradução livre) do álbum. Igualmente transmitida direto do estádio, um dia antes da primeira data de lançamento das músicas nas plataformas de streaming, a festa repercutiu nas redes sociais e aumentou a expectativa pelo lançamento, que nunca veio.

Segundo apurou o New York Post, essa demora no lançamento pode ser mais do que uma estratégia de marketing, já que desde a primeira apresentação das músicas, Kanye tem morado em um "espaço privado" dentro do estádio. Esse seria uma suíte, equipada até com uma placa que lê "Estúdio Donda no Estádio Mercedes-Benz", onde o rapper ainda trabalha para concluir a versão final do álbum.
 
Processo criativo ou não, as idas e vindas em datas de lançamento de Donda têm irritado fãs. Em referência à segunda apresentação sem lançamento do álbum na sequência, um deles escreveu no Twitter que "Kanye West jogou conosco de novo". Outro, usou Oprah Winfrey como meme para dizer que o rapper insiste em dizer "vocês não ganham o Donda" aos fãs. Veja abaixo.
 
No Brasil, entretanto, a repercusão tem sido mais positiva que negativa. Embalada nas performances extravagantes das audições de Donda transmitidas do estádio, a insistência em não lançar o álbum tem feito parte de memes que ganham força nas excentricidades de Kanye. Veja abaixo.
 
Também ao New York Post, a cantora pop Tinashe, que lançaria seu novo álbum 333 nesta sexta junto ao de Kanye, afirmou que duvidava que o rapper cumpriria o prazo. “Fui fã de Kanye no passado, mas definitivamente não sou fã de algumas decisões que ele fez na carreira. Mas estou animada para ver o que ele traz em sons com o novo álbum, porque se tem algo que ele faz bem, é arte", afirmou. Ao contrário de Donda, 333 já está disponível nas plataformas de streaming.
 
10º álbum de estúdio de Kanye West, Donda foi batizado em homenagem à mãe do Rapper, que morreu em 2007. Serão 24 faixas, ainda sem títulos divulgados, segundo o anúncio do início da pré-venda no iTunes. Prometida para começar neste sábado (7), até ela está sendo vítima de desconfianças depois dos últimos atrasos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.