Música

Notícia

Jimin se torna primeiro artista solo sul-coreano a liderar a Billboard

Integrante do BTS chega ao topo da parada com "Like Crazy"

Omelete
2 min de leitura
04.04.2023, às 11H17.
Atualizada em 21.04.2023, ÀS 14H16

Jimin fez história na edição desta semana da Billboard Hot 100, a principal parada de hits dos EUA. Com o seu single "Like Crazy", o integrante do BTS se tornou o primeiro artista solo sul-coreano na história a atingir o #1 da parada.

Como a própria Billboard relatou, "Like Crazy" venceu 254 mil downloads e singles físicos combinados, acumulou 10 milhões de streams em diversas plataformas, e foi tocada 64 mil vezes nas rádios americanas durante a sua primeira semana de lançamento.

Em termos de vendas físicas e digitais, a semana de estreia de "Like Crazy" é a maior desde o lançamento de "Anti-Hero", de Taylor Swift, que acumulou 328 mil unidades vendidas em novembro de 2022.

Quanto ao marco histórico de Jimin, vale lembrar que o BTS se tornou o primeiro grupo de k-pop a liderar a Billboard em setembro de 2020, com "Dynamite" - e, desde então, alcançou o posto também com "Savage Love", "Life Goes On", "Butter", "Permission to Dance" e "My Universe".

Antes de Jimin, o artista solo sul-coreano a subir mais alto na Billboard avia sido PSY, cujo hit viral "Gangnam Style" ficou na 2ª posição do Hot 100 por sete semanas consecutivas, em 2012.

Outros artistas asiáticos, como o cantor japonês Kyu Sakamoto (com "Sukiyaki", em 1963) e o grupo de música eletrônica Far East Movement (com "Like a G6", em 2010) já estiveram no #1 da Billboard.

"Like Crazy" é o single principal do álbum Face, que marcou a estreia solo de Jimin no mercado do k-pop. Confira o álbum completo por aqui.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.