Capa de The Punisher #1

Créditos da imagem: The Punisher/Marvel Comics/Reprodução

HQ/Livros

Notícia

Justiceiro repreende policiais fãs do anti-herói em HQ da Marvel

Momento se inspira nas declarações recentes do cocriador

Arthur Eloi
08.07.2019
18h40

Alguns meses após Gerry Conway - cocriador do Justiceiro nas HQs com John Romita Ross Andru há mais de 40 anos - se posicionar contra policiais e militares usando a caveira do Frank Castle, a Marvel reforçou a afirmação na HQ do personagem [via Comic Book].

Em janeiro de 2019, Conway explicou ao SyFy Wire: "Para mim, é perturbador quando vejo figuras de autoridade se apropriando das imagens do Justiceiro, porque o personagem representa o fracasso do sistema de justiça. Ele é feito para indicar o colapso moral da autoridade social e que a realidade de algumas pessoas não pode depender da atuação de instituições como a polícia e os militares de forma justa e capaz."

"O anti-herói vigiliante é, fundamentalmente, uma crítica ao sistema judicial, um exemplo de fracasso da sociedade. Então quando policiais colocam as caveiras do Justiceiro em seus carros, ou militares usam patches com isso, eles estão basicamente se aliando com um inimigo do sistema e aceitando a mentalidade de um fora-da-lei. Não importa se você acredita que o Justiceiro tem motivos ou não, ou se você admira seu código ético, ele é um fora-da-lei e um criminoso. A polícia não deveria usar o simbolo de um criminoso."

Agora, na edição #13 de The Punisher, isso volta a tona durante um momento em que dois policiais confundem o Justiceiro com um suspeito, mas logo percebem quem é e pedem para tirar uma foto. Castle então entende que os policiais se inspiram na forma que age, e decide se opor contra eles dizendo: "Vocês fizeram um juramento para manter a lei. Vocês ajudam as pessoas. Larguei disso há muito tempo. Vocês não fazem o que eu faço, ninguém faz. Querem um exemplo a ser seguido? Olhem para o Capitão América, e ele ficará feliz em ajudá-los." Os policiais então entram na defensiva, e Castle os ameaça. Veja tudo abaixo:

A série mais recente do Justiceiro é escrita por Matthew Rosenberg, com traços de Szymon Kudranski. Ainda não há previsão para lançamento no Brasil, mas a Panini já anunciou que a série chegará ao país.