HQ/Livros

Notícia

Tony DeZuñiga | Morre o criador de Jonah Hex

Quadrinista estava com a saúde debilitada havia semanas

Érico Assis
11.05.2012
11h47
Atualizada em
29.06.2018
02h40
Atualizada em 29.06.2018 às 02h40

Tony DeZuñiga, o quadrinista filipino que desenhou pela primeira vez personagens da DC Comics como Jonah Hex e Orquídea Negra, enfim descansou em paz após semanas de saúde debilitada e internação hospitalar. Como noticiado em abril, DeZuñiga sofreu um AVC, que levou a complicações coronárias e neurológicas até o falecimento nesta última quarta-feira.

Jonah Hex

None

Fora os personagens que ajudou a criar e as cinco décadas que dedicou aos quadrinhos - começando em sua terra-natal, mas principalmente nos EUA com Marvel e DC -, uma de suas grandes contribuições às HQs foi abrir as portas do mercado norte-americano para os quadrinistas das Filipinas. Nomes que frequentaram DC e Marvel a partir dos anos 70, como Alex Niño, Alfredo Alcala, Nestor Redondo e outros chegaram aos EUA por influência de DeZuñiga, que se estende até outros filipinos que trabalham com as grandes editoras americanas hoje, como Leinil Francis Yu.

Seu último trabalho publicado foi uma graphic novel com Jonah Hex, No Way Back, em 2010.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.