Música

Notícia

De propriedade de Jay-Z, Madonna e mais, Tidal é anunciado como um serviço de streaming que valoriza artistas [ATUALIZADO]

"Este é o Vingadores da música", diz o Daft Punk

31.03.2015, às 16H17.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

[Atualizado em 31/03] Em entrevista à Billboard, Jay-Z disse que a nova plataforma não significa uma guerra contra o Spotify. "Não sou eu contra o Spotify. Para nós, só a ideia de como nós chegamos a isso [criar o Tidal], com todo mundo tendo equidade, vai abrir um diálogo - seja com as gravadoras, com os investidores ou quem quer que seja. As pessoas não estão respeitando a música, desvalorizando-a e desvalorizando o que ela realmente significa. As pessoas realmente acham que música é de graça, mas pagam US$ 5 por uma garrafa de água. Você pode beber água da torneira e é boa, mas eles estão confortáveis pagando por isso. É apenas a mentalidade certa agora". 

None

[Atualização 18h54] O Tidal foi oficialmente anunciado em um evento em Nova York, e o serviço é de propriedade, não apenas de Jay-Z, mas também de uma série de artistas: Alicia KeysWin ButlerRégine Chassagne, do Arcade FireBeyoncéCalvin HarrisChris Martin, do ColdplayDaft PunkJack WhiteKanye WestDeadmau5MadonnaNicki MinajRihannaUsher e mais artistas são donos da empresa.

No anúncio, o Tidal foi descrito como uma plataforma que quer reestabilizar o valor da música. "Queremos criar um serviço e uma experiência melhores para fãs e artistas", diz Alicia Keys. Já o Daft Punk descreveu o sistema como o "Vingadores da música".

 

[Atualização 18h08] Confira o teaser do serviço, que mostra uma super reunião de artistas incluindo 
Daft PunkUsher e mais:

Jay-Z lança nesta segunda-feira (30) o Tidal, um serviço de streaming que, segundo a descrição em seu site, combina "a melhor qualidade de som, alta definição de clipes e uma curadoria editorial profissional". O serviço será operado pela empresa sueca Aspiro, adquirida pelo rapper no mês passado por US$ 56 milhões.

Para bombar o serviço, que pretende entrar em um mercado repleto de concorrentes (Spotify, Deezer, Rdio, Napster), o rapper convocou o auxílio de vários artistas, que têm trocado suas fotos de perfil no Twitter por uma imagem azul-bebê, a cor da empresa. Na lista de apoiadores, estão Kanye WestNicki MinajRihannaMadonnaThird Man Records (a gravadora fundada por Jack White), Coldplay e mais artistas. Veja:

O Tidal será disponibilizado em duas assinaturas nos Estados Unidos: uma com alta qualidade de som, por US$ 19,99, e outra com qualidade normal, por US$ 9,99.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.