HQ/Livros

Notícia

Marvel Comics e familiares de Jack Kirby entram em acordo sobre direitos autorais de personagens

Disputa já se arrastava há anos nos tribunais

André Zuliani
26.09.2014, às 18:27
Atualizada em 29.06.2018, às 02:40
Atualizada em 29.06.2018, às 02:40

Após anos de disputas nos tribunais, a Marvel Comics e a família de Jack Kirby finalmente chegaram a um acordo. Segundo o Deadline, ambas as partes finalizaram um acerto amigável dias antes de o julgamento sobre os direitos autorais de alguns personagens da editora, como Thor, Quarteto Fantástico e Hulk, chegar à Suprema Corte estadunidense.

Thor

None
Thor por Jack Kirby

"Marvel e a família de Jack Kirby resolveram amigavelmente suas disputas legais, e estão ansiosos em avançar no seu objetivo mútuo de honrar o papel significativo que o Sr. Kirby teve na história da Marvel", disseram a companhia e os familiares em comunicado oficial.

Em agosto de 2013, os herdeiros de Jack Kirby perderam uma ação contra a Marvel na Corte de Apelações do Segundo Circuito, em Nova York, que reiterou a decisão da justiça norte-americana em 2011: Kirby era contratado pela Marvel para criar HQs, portanto os direitos são da editora.

A briga entre Kirby (falecido em 1994) e a Marvel tem décadas. Seus quatro filhos entraram na justiça, aproveitando mudanças nas leis de direito autoral, em 2009.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.