Séries e TV

Lista

O Incrível Hulk | 7 curiosidades sobre a série icônica que acabou há 35 anos

Produção sobre herói verde da Marvel fez sucesso nos anos 1980

02.06.2017, às 16H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H40

O último episódio de O Incrível Hulk, série de televisão de sucesso nos anos 1980 aqui no Brasil, foi exibido há 35 anos. A produção baseada no herói da Marvel foi transmitida pela CBS entre 1978 a 1982 e durou cinco temporadas. Ainda que não tenha seguido à risca os detalhes dos quadrinhos e que os efeitos especiais da época não fossem lá muito bons, a série conseguiu sucesso ao dar mais destaque para os aspectos dramáticos da vida do cientista que carrega um anter-ego verde e gigante - os episódios mostravam a frustração do herói ao ter que fugir e se esconder toda vez que o Hulk surgia. Para relembrar os bons momentos da série, listamos sete curiosidades impressionantes sobre a produção icônica:

Bill Bixby e Lou Ferrigno eternos Hulks

Assim como o Robert Downey Jr. é indiscutivelmente o Homem de Ferro, a dupla por muito tempo foi o único Hulk possível. Bill Bixby já tinha uma sólida carreira, ao contrário de Lou Ferrigno, que tinha poucos trabalhos como ator - após o fim da série, o personagem se tornou recorrente para os dois, que reprisaram o herói em A Volta do Incrível Hulk(1988), O Julgamento do Incrivel Hulk (1989) e A Morte Do Incrível Hulk (1990). Após a morte de Bixby em 1993, Ferrigno dublou o herói na série animada de 1996; nos filmes Hulk, de 2003, O Incrível Hulk, de 2008, e nos Vingadores, em 2012 e 2015.

Bruce who?

A série tinha algumas alterações substanciais em relação ao clássico dos quadrinhos. Para começar, o nome do protagonista não era Bruce Banner, mas David Banner. O sobrenome, aliás, também mudou inúmeras vezes ao longo da série - como forma do cientista manter seu disfarce, já se chamou Bannet, Belson, Bannon, etc. Aliás, vale ressaltar que David foi o nome escolhido por estabelecer uma ponte com a história bíblica de Davi e Golias, uma analogia entre a relação conflituosa entre o cientista e seu alter ego.

Nada de computação gráfica

Para criar o Hulk hoje, Mark Ruffalo atua com uma roupa que rastreia seus movimentos e, através de computação gráfica, o gigante verde assume o seu lugar na versão final dos filmes. Mas nos anos 1970 as coisas eram diferentes. Enquanto o Dr. David Banner era vivido por Bill Bixby, que media 1,75 metro, sua versão transformada era interpretada por Lou Ferrigno, com 1,94 metro de altura e 135 quilos - ainda que Ferrigno aparecesse 15 minutos por episódio, a maquiagem demorava cerca de três horas.

O Incrível Hulk já ganhou um Emmy

Demolidor e Jessica Jones não são os únicos heróis da Marvel com séries próprias a conseguirem indicações ao Emmy: bem antes deles, o Hulk já estava conquistando sua própria estatueta. O prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática foi dado em 1979 a Mariette Hartley, pela sua performance como Carolyn Fields, que se casa com o personagem de Bill Bixby.

Hulk já teve um dedinho de Steven Spielberg

No nono episódio da primeira temporada, intitulado "Never Give a Trucker an Even Break", inúmeras imagens de cenas de perseguição foram simplesmente tiradas do suspense Duel, de Steven Spielberg. O motivo disso foi que tanto o filme quanto a série da CBS eram produções do mesmo mesmo estúdio, a Universal. O episódio da série segue basicamente o mesmo script do longa de Spielberg, com a diferença que o motorista vira um monstro verde. Até a cor da camisa usada por Bill Bixby segue o mesmo esquema de cores do filme, para não ficar com aparência de erros de continuidade.

Hulk e o Exterminador do Futuro já se encararam

Metaforicamente, é claro. Antes mesmo de viver o verdão da Marvel, Lou Ferrigno foi personagem de um documentário sobre a competição de fisiculturismo do Mr. Olympia de 1975 - onde ele enfrentava ninguém menos que  Arnold Schwarzenegger, a estrela da produção. Chamado O Homem dos Músculos de Aço, é uma das mais célebres produções sobre o mundo do fisiculturismo já feitas. O documentário termina com Ferrigno em terceiro lugar e Schwarzenegger em primeiro, encerrando sua carreira como fisiculturista profissional - a segunda colocação ficou para Serge Nubret.

O Hulk continuou combatendo o crime

Conforme foi envelhecendo, Lou Ferrigno se viu impossibilitado de continuar nas competições de fisiculturismo - e trabalhos na TV e no cinema começaram a ficar cada vez mais escassos. Aos 54 anos, o eterno Hulk resolveu seguir os passos do pai, que foi policial em Nova York, e mudou de carreira tornando-se xerife-assistente do Condado de Los Angeles, em 2006.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.