Filmes

Entrevista

"Paul Rudd não é previsível", diz dublador de Homem-Formiga e a Vespa

Márcio Araújo assume a voz do herói no novo filme

04.07.2018, às 18H18.

Com vasta experiência em animês, tendo emprestado a voz ao James de Pokémon ao longo de 18 temporadas do desenho, além de incursões por Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, Márcio Araújo, ator com 23 anos de dublagem, encara agora os perigos do universo Marvel ao assumir a versão brasileira de Scott Lang em Homem-Formiga e a Vespa. É ele quem dubla o ator Paul Rudd no Brasil. Sua cara metade nesse supercasal, Hope Van Dyne, vivia por Evangeline Lilly, é dublada aqui por Angélica Santos.

Divulgação

“Dublar Paul Rudd é um privilégio, pois ele um grande ator. E, em boa medida, dublá-lo é um grande desafio também. Ele é versátil, intenso, seguro. Seu repertório de recursos de atuação é vasto. Ele não é previsível”, explica Araújo. “O diferencial de Rudd é seu timing, muito próprio. É um comediante nato. Minha vantagem é ter um timbre similar ao dele, o que me coloca numa zona de conforto de projeção e entonação. Uma outra dificuldade desse trabalho está relacionada a um aspecto técnico da dublagem: um rigor na precisão da adequação de movimentos labiais para as produções feitas para cinema. A exigência é maior e demanda mais tempo. Mas é uma experiência absolutamente fascinante defender o Homem-Formiga”.

Ao longo de duas décadas de dublagem, Araújo já encarou grandes astros de Hollywood. “Dublei Brad Pitt, em Seven; Edward Norton, em O Ilusionista e O Despertar de uma Paixão; Tom Hardy em Guerra É Guerra e A Entrega; Channing Tatum em Querido John e Foxcatcher; e Ashton Kutcher em Efeito Borboleta”, diz ele, que destaca no perfil de Scott Lang “uma boa dose de graça e ironia em sua essência. Ele tem um pouco de anti-herói. E embora tenha um pezinho lá no mundo do crime, ainda carrega algo de ingênuo e sereno, sempre carismático. Nuances não faltam ao Homem-Formiga. E é aí que eu 'corro atrás do prejuízo', tentando vivenciá-lo da maneira mais precisa e verdadeira possível. Tento respirar como ele, sorrir, gritar como ele. Reproduzi-lo em português pra que o expectador tenha a sensação de que aquela voz está saindo dali mesmo”.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.