Uniforme negro do Homem-Aranha foi criado por fã?
Randy Schueller deu a idéia, que só vingou nas Guerras Secretas
O uniforme negro do Homem-Aranha, o mesmo que inspirou o do filme que você viu neste fim de semana, foi criado por Randy Schueller. Nunca ouviu falar de Randy Schueller? Não se preocupe, você não é o único.
O blog Comics Should Be Good publicou na semana passada, em sua sessão "Lendas Urbanas dos Quadrinhos", a confirmação de que o uniforme negro teria sido inventado não por algum importante escritor do aracnídeo, mas sim por um leitor.
1
Schueller enviou uma carta ao editor-chefe da Marvel no início dos anos 80, Jim Shooter, sugerindo uma história em que o Aranha usasse um novo uniforme. Shooter gostou da idéia, comprou-a e disse para o escritor Tom DeFalco ajudar o fã a desenvolver o roteiro. Esta história foi revelada pela primeira vez pelo próprio DeFalco no fanzine Back Issue.
O autor relata que tentou escrever com Schueller por meses, mas o fã era muito fraco. A história - em que o Aranha usa um novo uniforme apenas por uma edição - acabou sendo jogada no lixo.
Shooter, porém, resgatou-a quando estava escrevendo Guerras Secretas - o grande evento da Marvel em que ele queria transformar profundamente vários personagens da editora. É no mundo extraterrestre do crossover que o Aranha encontra seu uniforme-simbionte.
Mais de vinte anos depois, a inocente carta do leitor rende a bilheteria recordista do terceiro filme do Aranha.
Hoje em dia, é difícil uma história assim se repetir. As editoras de quadrinhos, como toda indústria de entretenimento, mantêm-se distantes de idéias de leitores ou dos fanfics (histórias publicadas em fanzines ou na Internet usando os personagens), com medo de "absorverem inconscientemente" as idéias e depois serem processadas por plágio.
E onde será que anda Randy Schueller?