Homem-Aranha no Aranhaverso | Roteirista revela processo de criação da HQ

Créditos da imagem: Divulgação/Marvel Comics

HQ/Livros

Notícia

Homem-Aranha no Aranhaverso | Roteirista revela processo de criação da HQ

História foi inspirada no videogame Spider-Man Shattered Dimensions

Gabriel Avila
25.02.2019
18h45
Atualizada em
27.02.2019
18h41
Atualizada em 27.02.2019 às 18h41

Antes de se tornar uma animação vencedora de Oscar, Aranhaverso foi uma saga publicada nas HQs entre 2014 e 2015. O roteirista Dan Slott, que escreveu os quadrinhos do Homem-Aranha por 10 anos, divulgou o processo de criação da história em seu Twitter, e surpreendentemente a trama nasceu por conta de um videogame. Confira abaixo:

"09/06/09 - O Beenox Studios me levou a Quebec para mostrar seu novo jogo em desenvolvimento: Spider-Man Shattered Dimensios para que eu pudesse escrever uma história sobre isso. Ela envolveria o Aranha, Homem-Aranha Ultimate, Homem-Aranha Noir e Homem-Aranha 2099, todos em uma grande aventura."

Após receber a sugestão, Slott ligou para seu editor Steve Wacker e passou a discutir sobre fazer aquela história nas HQs com um escopo maior: “(...) todos os Aranhas interagindo, e usar CADA HOMEM-ARANHA JÁ FEITO!”. O projeto ficou suspenso por alguns anos, mas a ideia começou a ganhar forma para comemorar o aniversário de Peter Parker:

“Durante o Retiro Marvel de 2011, nós discutimos planos para o aniversário de 50 anos do Aranha em 2012. [Brian Michael] Bendis esboçou [a história] Homens-Aranha, onde Miles [Homem-Aranha do Universo Ultimate] se encontraria com Peter Parker do Universo Marvel principal. ESSA é a história que se tornaria a alma do ARANHAVERSO.”

Embora promissora, a parceria entre Slott e Bendis não aconteceu. O roteirista percebeu que a história era especial para Brian Bendis, criador de Miles Morales:

"Steve quis que eu e Brian escrevêssemos juntos, já que ele estava escrevendo Homem-Aranha Ultimate e eu estava em Amazing Spider-Man [a revista de Peter Parker]. Era uma história pessoal para Brian, então não pressionei. Ao invés disso ofereci um acordo: Brian poderia usar Peter em Homens-Aranha. E eu teria Miles em um próximo evento: ARANHAVERSO."

Capa da HQ Homens-Aranha

Reprodução/Panini Comics

Entre a HQ Homens-Aranha, de 2012, e Aranhaverso, a história foi modificada diversas vezes. Originalmente a saga aconteceria na revista Homem-Aranha Superior, fase em que o Doutor Octopus assume o lugar do Homem-Aranha - saiba mais, e não teria grande parte dos novos personagens que fizeram a história famosa:

"Desde o inicio até o primeiro [número de] Aranhaverso, MUITA COISA mudou. Havia uma Gwen-Aranha no primeiro rascunho, mas ela não era tão legal quanto a que Jason [Latour], Robbi [Rodriguez] e Rico [Renzi] criaram. [Gerard] Way e [Jake] Wyatt criaram Peni Parker. Seda e Spider-Punk se tornaram personagens também."

O autor terminou a série de postagens celebrando o legado da história, prestigiando a animação que criou um visual ousado e próximo das HQs:

"Aranhaverso apareceu em desenhos animados, videogames e brinquedos… Mas nada jamais chega perto do filme [Homem-Aranha no] Aranhaverso agora. Um filmeindicado ao #Oscar, que é meu filme favorito do Homem-Aranha de todos os tempos! Qualquer um que tenha trabalhado nessa belezinha merece cada prêmio que estão recebendo. E sempre serei seu maior fã."

Em Homem-Aranha no Aranhaverso, Miles Morales (voz de Shameik Moore) é o Homem-Aranha de sua realidade e cruza o caminho com os Aranhas de outras dimensões, como Peter Parker (Jake Johnson), Gwen-Aranha (Hailee Steinfeld), Peni Parker (Kimiko Glenn), Homem-Aranha Noir (Nicolas Cage) e até mesmo Peter Porker (John Mulaney), o Porco-Aranha.