Entenda (e relembre) Sex And The City antes do revival

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Lista

Entenda (e relembre) Sex And The City antes do revival

Preparamos um guia de episódios essenciais e comentados para entender a história da série e não perder nenhuma referência.

Henrique Haddefinir
08.12.2021
12h09
Atualizada em
09.12.2021
16h34
Atualizada em 09.12.2021 às 16h34

And Just Like That, o esperado revival de Sex and the City está para chegar nesta quinta-feira (9) e muita gente que só assistiu a série anos atrás ou mesmo só os dois filmes que foram lançados, não se lembra de alguns detalhes. Sex And The City foi uma produção da HBO, lançada em diversas versões de boxes de DVD e só ficou disponível na HBO Max há pouco tempo. Quando os filmes foram lançados, ela conquistou novos fãs, que tiveram muito trabalho para conseguir encontrá-la com legendas em português mesmo nos confins da internet.

Criada por Darren Star (de Barrados no Baile e, mais recentemente, de Emily in Paris), a série foi adaptada de um livro de Candace Bushnell, mas depois de poucos episódios a frente da produção, Darren passou a bola para Michael Patrick King, que acabou se tornando aquele que deu à série sua verdadeira identidade. Ele foi o roteirista dos dois filmes e também será dos novos episódios. Novos episódios, aliás, que não contarão com a participação de uma das integrantes do elenco. Kim Catrall, que vivia Samantha Jones, teve uma briga pública com Sarah Jessica Parker e se desligou totalmente, deixando para a estreia do revival a missão de justificar sua ausência.

Ainda que com diversos trechos que envelheceram mal (e que agora eles terão a oportunidade de corrigir), a série teve 6 temporadas de episódios extremamente divertidos e cheios de questões que foram transformadoras para a televisão, entre o final da década de 90 e início dos 2000. Se você assistiu Sex and the City há muito tempo ou não tem tempo de maratonar e quer assistir só os episódios mais importantes, separamos um guia só com o essencial para não ficar perdido e entender todas as referências e relações entre os personagens. Vamos lá.

Temporada 1

Divulgação

1X01: Piloto

Assistir o episódio piloto da série é o ponto de partida para relembrar as personalidades bem marcadas das protagonistas: Miranda (Cynthia Nixon), a advogada cética e cínica; Charlotte (Kristin Davis), a conservadora; Samantha (Kim Catrall), a hedonista, muito ligada ao sexo casual e à escolha de não viver um relacionamento; e Carrie (Sarah Jessica Parker), a narradora da série, uma colunista que usa as experiência de suas amigas na própria escrita. Nesse episódio piloto, todas são apresentadas e Carrie conhece, por acaso, aquele que surge como “o homem ideal” de suas expectativas românticas, o Big (Chris Noth), que passa todas as seis temporadas sem ter seu nome revelado.

1X04: Valley of the Twenty-Something guys

Esse episódio é importante por dois motivos: nele temos um diálogo histórico das mulheres sobre sexo anal, dentro de um táxi; que é um ótimo exemplo das barreiras que a série estava quebrando naquele ano de 1998. E também porque mostra a inconstância de Big, que marca seu primeiro encontro com Carrie e não aparece. 

1X10: The Baby Shower

Esse episódio não tem nenhuma mudança drástica na história, mas é emblemático porque leva as personagens até o chá de bebê de uma amiga. Aqui o roteiro estabelece a relação que elas têm com a ideia da maternidade, que será muito importante para o futuro da série.

1X12: Oh Come All Ye Faithfull

A finale da primeira temporada mostra Carrie admitindo para si mesma que Big não quer viver um relacionamento e eles tem seu primeiro término.

Temporada 2

Divulgação

2X01: Take me to the Ball Game

A volta para a segunda temporada mostra como Carrie está lidando com o término. Enquanto isso, Samantha, Charlotte e Miranda ainda estão vivendo apenas histórias isoladas por episódio.

2X03: The Freak Show

Outro episódio que não mostra exatamente nada de relevante para o futuro das personagens, mas que é cheio de cenas emblemáticas, já que é nele que todas elas passam por encontros dos mais absurdos e com os tipos mais assustadores de homens. A hilária sequência no banheiro de um restaurante sobre o lendário Mr. Pussy é um dos pontos altos da série.

2X07: The Chicken Dance

As tentativas de Carrie de continuar namorando Big são reforçadas nesse episódio, onde todas as mulheres são convidadas para o casamento de um amigo de Miranda. O distanciamento emocional de Big e o momento em que Carrie lê um poema para os noivos, são momentos que vão reforçando o que a temporada vai implodir logo adiante.

2X08: The Man, The Myth, The Viagra

Há várias cenas muito engraçadas nesse episódio, mas o motivo real pelo qual ele deve ser assistido é que é exatamente nele que Miranda e Steve, um barman que a desafia verbalmente, se conhecem.

2X10: The Caste System

Esse episódio fala sobre como mulheres e homens lidam com o sucesso profissional e pessoal de seus parceiros. É importante assistí-lo porque a relação entre Miranda e Steve tem muito potencial emocional, mas esbarra nessas questões e acaba não resistindo.

2X12: La Douler Exquise

Big e Carrie terminam pela segunda vez.

2X18: The Ex and the City

A Finale da segunda temporada mostra as mulheres se deparando com suas relações fracassadas, mas marca a presença de Big e Steve dentro do contexto da série. É uma finale que reforça essas relações e ajuda a entender melhor como elas se desenvolverão mais adiante.

Temporada 3

Divulgação

3X05: No Ifs, Ands or Butts

A terceira temporada demora até o episódio 5 para apresentar uma storyline fixa (embora os episódios anteriores sejam igualmente engraçados). É nele que Carrie conhece Aidan (John Corbett), um designer de móveis por quem ela se interessa imediatamente. O problema é que Aidan não namora fumantes e isso leva Carrie até um confronto com seu vício.

3X08: The Big Time

O relacionamento entre Carrie e Aidan está indo bem, mas o fantasma de Big (que está casado), volta para assombrá-la. Miranda e Steve também voltaram, mas enfrentam dificuldades para se adaptarem a uma rotina juntos. Esse episódio também apresenta uma longa storyline para Charlotte, que conhece o seu “homem ideal”, Trey (Kyle MacLachlan).

3X09: Easy Come Easy Go

Esse episódio marca o retorno de Big para a vida de Carrie, quando os dois começam a trair seus relacionamentos e iniciam um tórrido caso.

3X11: Running With Scissors

Alguns episódios depois do início desse caso, Carrie é flagrada pela esposa de Big em seu próprio apartamento. Esse momento é dos mais dramáticos da série e marca não só o fim do caso como a certeza de que Carrie precisa contar o que aconteceu para Aidan.

3X12: Don't Ask Don't Tell

O casamento de Charlotte com Trey acontece nesse ponto e mesmo sabendo que Trey não é tão perfeito assim, ela segue com a ideia de realizar o sonho do matrimônio. Carrie finalmente conta a Aidan sobre o caso.

3X16: Frenemies

Um dos melhores episódios da série, com a explosão da tensão entre Samantha e Charlotte, que têm abordagens totalmente diferentes quando o assunto é sexo. O episódio também ajuda a entender os caminhos pelos quais o casamento de Charlotte seguiu.

Temporada 4

Divulgação

4X02: The Real Me

Para muitos fãs esse é o melhor e mais divertido episódio da série, quando Carrie é convidada para um desfile de moda e acaba caindo na passarela. Também é nesse episódio que as meninas tentam armar um encontro entre Stanford (Willie Garson) e Anthony (Mario Cantone). O encontro é um desastre, mas marca o futuro dos personagens. Ah, e assista os créditos até o final.

4X03: Defining Moments

Carrie e Big continuam tentando ser amigos mesmo depois do desastre do ano anterior. Mas, esse episódio é mesmo muito importante por causa da presença de Sonia Braga como Maria, uma artista com quem Samantha acaba tendo um romance.

4X05: Ghost Town

Carrie reencontra Aidan nesse episódio e isso é importante porque há uma grande storyline envolvendo esse retorno do casal.

4X11: Coulda, Woulda, Shoulda

Após ter um câncer testicular, Steve busca consolo em Miranda e os dois acabam tendo uma noite juntos. Miranda acaba descobrindo que engravidou e após muita deliberação, decide manter o bebê. O assunto é sensível pra Charlotte, que tenta engravidar do marido e não consegue.

4X15: Change of a Dress

Charlotte põe fim ao casamento depois que Trey se recusa a ter filhos adotados. Nesse mesmo episódio, Carrie tem um surto com a ideia de se casar e termina com Aidan, que já havia se mudado pra casa dela. A storyline de Samantha nessa temporada diz respeito ao relacionamento que ela tenta ter com Richard Wright. Mas, as constantes traições do empresário a fazem priorizar a si mesma.

4X18: I heart NY

O 11 de Setembro aconteceu durante as filmagens dessa temporada e a finale foi transformada em uma celebração à cidade de NY. O episódio mostra Carrie e Big se despedindo depois que ele se muda para a Califórnia e Miranda dando à luz o filho Brady.

Temporada 5

Divulgação

5X03: Luck be and old Lady

A quinta temporada, por causa do 11 de Setembro, foi muito encurtada e teve apenas 8 episódios. O terceiro mostra uma viagem das meninas até Atlantic City, onde Samantha termina tudo com Richard e todas percebem que estão solteiras novamente.

5X05: Plus one is the loneliest Number

As colunas de Carrie ganham uma compilação em livro e esse episódio ilustra o lançamento dele. É onde ela conhece Berger, um novo namorado que não influenciará seu futuro, mas rende um ótimo episódio na última temporada.

5X06: Critical Condition

Esse episódio é importante porque é nele que Charlotte conhece Harry, o advogado de seu divórcio com quem ela acaba iniciando uma história.

Temporada 6

Divulgação

6X03: The Perfect Present

Na sexta temporada Carrie continua namorando Berger, Miranda e Steve continuam separados, Charlotte precisa virar judia pra conseguir casar com Harry, e Samantha, nesse episódio, conhece o jovem ator e garçom Smith.

6X07: The Post-it

Outro episódio considerado um dos melhores, quando Berger termina com Carrie em um post-it e as meninas saem para a balada para esquecer seus problemas. É pura diversão.

6X08: The Catch

Charlotte e Harry finalmente se casam, numa cerimônia desastrosa, mas que prenuncia um futuro feliz para os dois.

6X12: One

Charlotte continua tentando engravidar e nesse episódio tem mais uma grande decepção. O filho de Miranda e Steve faz um ano e os dois acabam assumindo que ainda são apaixonados um pelo outro.

6X13: Let there be Light

Carrie conhece o artista plástico Aleksandr (Mikail Baryshnikov) e essa relação é que vai começar a mudar tudo.

6:14: The ick Factor

Miranda e Steve decidem se casar, mas não do jeito tradicional. Samantha decide fazer um procedimento estético e acaba descobrindo que tem câncer de mama.

6X18: Splat

As coisas começam a se preparar para o final, com Samantha lutando contra o câncer, Miranda e Steve se mudando para o Brooklyn, Charlotte e Harry tentando adotar uma criança e Carrie recebendo a proposta de se mudar para Paris com Aleksander.

6X19-20: An American in Paris I e II

A finale dupla mostra Carrie tentando se adaptar em Paris, mas sendo constantemente abandonada pelo namorado. Miranda, Charlotte e Samantha intimam Big a buscá-la se ele a ama de verdade. Big segue o conselho e alcança Carrie, que já havia terminado com Aleksandr depois de uma briga. O final mostra Carrie de volta à cidade de NY, Samantha vencendo o câncer, Miranda feliz com Steve e Charlotte e Harry conseguindo adotar uma menina. Na última cena, descobrimos o nome de Big pela primeira vez.

Os filmes

Divulgação

Sex And The City 1

Assistir aos filmes é mais fácil, e é igualmente importante para sabermos onde a história está quando o revival começa. O primeiro longa mostra os preparativos para o casamento de Carrie, onde, depois de um surto de insegurança, Big acaba abandonando-a no altar. Charlotte finalmente engravida e dá à luz uma pequena chamada Rose. Samantha decide focar na própria vida e termina com Smith. Já Miranda enfrenta uma crise com Steve e precisa perdoar uma traição se quiser continuar seguindo com o casamento. No final, Carrie e Big também se reconciliam.

Sex And The City 2

O controverso segundo filme só tem dois grandes eventos em pauta: a inesperada união de Stanford e Anthony (num casamento com direito a Liza Minelli); e o reencontro de Carrie com Aidan, que quase acaba com seu casamento.

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.