Raphael Montes, autor de Segundas Intenções, primeira novela da HBO Max

Créditos da imagem: Divulgação/Rio2C

Séries e TV

Notícia

Mistura com série? Como será a primeira "novela no streaming" da HBO Max

Autor Raphael Montes e executiva Monica Albuquerque explicaram novo formato no Rio2C

Omelete
2 min de leitura
Beatriz Amendola
30.04.2022, às 10H00

A HBO Max já trabalha para lançar, em 2023, sua primeira novela, Segundas Intenções, que terá em seu elenco nomes carimbados da teledramaturgia brasileira, como Antônio Fagundes e Camila Pitanga. E na última quinta-feira (28), o autor Raphael Montes (Bom Dia, Verônica) e a executiva Mônica Albuquerque deram mais detalhes sobre como deve ser a produção, definida por eles como um híbrido entre série e novela.

Fiquei pensando o que é uma novela para o streaming, e ainda não tenho a resposta”, disse Montes durante painel no Rio2C, evento de inovação que acontece no Rio de Janeiro. Apesar da falta de definição, o autor optou por se guiar por alguns dos elementos mais tradicionais dos folhetins brasileiros e misturá-los com elementos do formato seriado. Sua história, por exemplo, terá vários núcleos, mas haverá uma unidade entre todos eles. 

Tenho buscado uma unidade temática; tenho uma trama principal e mesmo que minimamente os outros núcleos dialogam e influenciam a trama principal”, explicou Montes. Ele também pretende recorrer ao tradicional “gancho” deixado pelos capítulos de novela, que geralmente se encerram em momentos decisivos da trama — mas com um diferencial: “O próximo capítulo vai começar já com as consequências daquele gancho, não preciso começar logo de onde parou”.

A novela da HBO Max também terá menos capítulos do que um folhetim de TV aberta, que geralmente passa dos 100. “A gente fez algumas apostas, em torno de ter conteúdos mais curtos, de até 50 capítulos, porque a gente acha que isso vai ser interessante para o público”, afirmou Monica Albuquerque, ex-Globo e atual Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas na HBO Max.

A produção também vai beber de outra inspiração da TV, e começará a ser gravada enquanto os roteiros estão sendo escritos – um meio-termo entre uma série, gravada com o roteiro completamente escrito, e uma novela, tida como obra aberta, visto que os capítulos são escritos enquanto ela está em exibição.

Albuquerque ainda notou que novelas licenciadas pela HBO Max e já no catálogo da plataforma têm tido um bom desempenho e gerado engajamento entre o público. “O melodrama tem uma força pelo seu formato e pela sua estrutura, que permite que muita gente consiga encontrar pontos de identificação”, completou.

Segundas Intenções começa a ser gravada no segundo semestre de 2022 e deve estrear no próximo ano. A HBO Max ainda planeja lançar outras novelas, parte do núcleo comandado por Silvio de Abreu, que deixou a Globo em 2020, após sete anos no comando do setor de dramaturgia da emissora.

*A jornalista viajou a convite da organização do Rio2C.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.