Cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal

Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação

Séries e TV

Artigo

Harry Potter | Tudo que sabemos sobre a possível nova série da franquia

Uma série de TV live-action estaria em estágio inicial de desenvolvimento na HBO Max

A cozinha
26.01.2021
13h24
Atualizada em
26.01.2021
16h13
Atualizada em 26.01.2021 às 16h13

O mundo bruxo foi surpreendido nesta segunda-feira (25) com a notícia de que uma série de TV live-action da franquia Harry Potter está sendo desenvolvida para a HBO Max. Segundo fontes das revistas Variety e The Hollywood Reporter, o projeto ainda está em fase bastante inicial, mas executivos do serviço de streaming da Warner têm realizado conversas com roteiristas com o objetivo de explorar ideias para levar os personagens para a telinha.

Como o projeto ainda não avançou muito, sabemos bem pouco sobre ele, mas reunimos aqui todas as informações que já foram divulgadas.

Temos elenco? Showrunner? Diretores?

Ainda não. HBO Max e Warner Bros. inclusive negam que o projeto exista, mas as duas revistas afirmam que as conversas entre executivos e roteiristas estão sim acontecendo, apesar de ninguém ainda ter sido contratado, seja para o elenco ou para a equipe criativa.

Sobre o que vai ser?

Ainda não se sabe se a série vai explorar histórias mais próximas a Harry Potter ou vai expandir o universo de outra forma.

Mas vai mesmo acontecer?

Muito provavelmente sim. Rumores sobre o assunto são ouvidos há tempos em Hollywood e o universo de Harry Potter é uma das propriedades intelecutais mais valiosas da Warner - só os filmes já renderam mais de US$ 8 bilhões nas bilheterias. Ampliá-lo é prioridade tanto para a HBO Max quanto para a Warner Bros., especialmente em um momento de forte investimento na expansão das produções originais para o serviço de streaming, para fazer frente a concorrentes como o Disney+, que tem contado com produções inéditas das franquias Marvel e Star Wars. Prova disso é o fato de a Warner Bros. ter promovido há poucos dias Tom Ascheim para supervisionar a franquia Harry Potter e as propriedades ligadas ao Mundo Bruxo (Wizarding World), o que indica que esse universo deve sim continuar rendendo novos projetos para o estúdio além da trilogia de Animais Fantásticos, cujo terceiro filme está programado para 2022.

J.K. Rowling estará envolvida?

Muito provavelmente sim, pois o acordo com a Warner prevê que ela tem poder de decisão sobre tudo que envolve a franquia e as propriedades do Mundo Bruxo. Mas, com a polêmica causada por declarações transfóbicas da autora, a Warner terá que pisar em ovos para tratar do envolvimento de Rowling em produções futuras, pois muitos fãs da franquia Harry Potter ficaram decepcionados com as posições da escritora, tidas como incompatíveis com o espírito inclusivo dos livros que ela escreveu. O próprio Harry Potter, o ator Daniel Radcliffe, se opôs aos comentários de Rowling e declarou: "Se você encontrou algo nessas histórias que ressoou em você e o ajudou em algum momento da sua vida, isso é entre você e o livro. Isso é sagrado. Na minha opinião, ninguém pode interferir nisso. O livro significa o que significa para você e espero que esses comentários não manchem muito isso".

O que mais?

Além da questão com Rowling, há outro obstáculo envolvendo direitos autorais, que pode dificultar o projeto: a Warner Bros. tem com a NBCUniversal um acordo que vai até abril de 2025 que inclui os direitos de distribuição para a TV, TV a cabo e streaming da franquia Mundo Bruxo. Ainda não está claro como a HBO Max vai conseguir contornar esse acordo para lançar uma série da franquia Harry Potter.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.