Filmes

Notícia

Harry Potter | Alfred Enoch conta como entrou para a franquia

Ator brasileiro interpretou Dino Thomas nos longas do bruxinho

Omelete
3 min de leitura
A cozinha
30.03.2022, às 17H41

Muito antes de Maria Fernanda Cândido entrar para o elenco de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, Alfred Enoch se tornou o primeiro brasileiro a atuar na franquia Harry Potter. Em entrevista ao Podpah, o ator revelou o processo que o levou a viver Dino Thomas entre 2001 e 2011. “Eu queria muito [atuar]. Fala com meu pai sobre isso o tempo inteiro, já muito jovem”, contou, lembrando que seu pai o incentivou a interpretar sonetos de William Shakespeare em frente ao Shakespeare’s Globe, teatro icônico de Londres - veja acima.

Eventualmente, Enoch atuaria em uma peça escolar no próprio Globe, novamente incentivado por seu pai, que o convenceu a fazer o teste para a apresentação. “Já achava que não ia conseguir, mas tinha outra coisa acontecendo [na minha cabeça] que eu não queria me expor, não queria que alguém me dissesse ‘você não tem talento para isso’”. Coincidência ou não, olheiros da Warner que buscavam jovens atores para A Pedra Filosofal estavam presentes no dia da peça e abriram testes na escola em que o ator estudava. Desta vez, a hesitação em fazer o teste teve outra razão. “Eu conhecia os livros (...) e disse ‘tem um aluno negro nessa escola’, que era o Lino Jordan, amigo dos gêmeos [Fred e Jorge Weasley], mas tem esse outro personagem que não se diz explicitamente que ele não é negro”, afirmou, se referindo a Dino Thomas. “Achava que eu teria pouca oportunidade de passar [no teste] por isso, pela cor da minha pele”. Com medo da rejeição, Enoch perdeu o teste aberto em sua escola.

Um dos produtores de elenco de A Pedra Filosofal, no entanto, havia visto sua atuação no Globe e chamou ele para fazer um teste para Lino. “Falaram que eu era muito jovem, porque era um personagem que tinha mais idade, e aí me chamaram pra fazer o Dino Thomas”.

Após o fim de Harry Potter, em 2011, Enoch conseguiria outro papel de destaque em How to Get Away With Murder, que foi ao ar entre 2014 e 2020. Agora, ele estrela Medida Provisória, longa dirigido por Lázaro Ramos e que estreia em abril nos cinemas brasileiros.

Além de Enoch, que interpreta um jornalista, o filme conta com Taís Araújo e Seu Jorge, que vivem respectivamente uma médica e um jornalista. Os personagens se rebelam contra a ordem do governo e se isolam em um apartamento, onde começam a discutir temáticas sociais.

Confira a sinopse: "o enredo se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África como forma de reparar os tempos de escravidão – a partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís e Alfred, o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller".

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.