Filmes

Entrevista

Animais Fantásticos 3 | Maria Fernanda Cândido detalha entrada na franquia

Atriz brasileira conta como contribuiu para a construção de sua personagem em Os Segredos de Dumbledore

Omelete
4 min de leitura
A cozinha
14.04.2022, às 12H42

Os planos para que Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore se passasse no Brasil podem não ter se concretizado por causa da pandemia, mas o país está mais do que representado no novo longa do Mundo Mágico. Maria Fernanda Cândido, conhecida por seus vários trabalhos na TV, cinema e teatro nacionais, dá vida a Vicência Santos, ministra da magia brasileira e candidata a um dos postos mais importantes do mundo bruxo criado por J.K. Rowling. A atriz conta que sua escalação seguiu um processo bem comum de testes, mas que os representantes da Warner já teriam procurado sua agente com ela em mente. “Não sei como, mas foi assim”.

Maria Fernanda afirmou que, por causa da pandemia, foi um pouco difícil gravar seu teste no pouco tempo estipulado pelo estúdio, mas que conseguiu se virar com a ajuda da família. Embora tenha atrasado um pouco a entrega, o final foi obviamente o melhor possível. “No final de semana, continuei trabalhando nisso, na segunda-feira ficou pronto e [para o diretor de elenco] na terça-feira. No final do dia veio essa resposta de que essa personagem era minha”, lembrou a atriz, que disse ainda que não fazia ideia de para qual projeto ela estava se candidatando. “É tudo muito confidencial. Aí o David Yates [diretor de Os Segredos de Dumbledore] me fez uma ligação (...) Depois que você assina a confidencialidade aí que você vai saber exatamente o que é que projeto é”.

A entrada de Maria Fernanda Cândido em Animais Fantásticos faz parte de uma longa lista recente de brasileiros chamando a atenção de Hollywood. Nomes como Wagner Moura, Bruna Marquezine e Alice Braga têm marcado presença em filmes e séries internacionais, algo que a atriz de Os Segredos de Dumbledore vê como um movimento natural de reconhecimento dos talentos nacionais. “Acho que a indústria sempre esteve com os olhos bem abertos para os profissionais competentes em várias áreas e fico muito feliz que a gente enfim consiga mostrar o nosso trabalho”.

Mesmo recém-chegada ao Mundo Mágico, Maria Fernanda teve apoio de Yates para construir Vicência, através de quem a atriz quis passar o “olhar mais caloroso e mais humano que [o brasileiro] tem”. Segundo ela, a forma da bruxa brasileira se portar e até de apontar sua varinha foram escolhas criativas que ela desenvolveu com o cineasta, que aprovou suas ideias e as incorporou a Os Segredos de Dumbledore. “[Ele] é uma pessoa muito atenciosa assim e com esse olho fulminante que enxerga absolutamente qualquer detalhe e ele conhece o espírito desses personagens então é de fato um privilégio ter David Yates dirigindo”. Segundo ela, o cineasta, que já dirige a franquia Harry Potter desde A Ordem da Fênix, é o “ponto nevrálgico” da série cinematográfica, ajudando o elenco a tirar dúvidas sobre o universo de Rowling.

Transformando imaginação em realidade

Falando em uma “recuperação do faz de conta”, Maria Fernanda diz que vê a realização de fantasias como o grande apelo emocional que o Mundo Mágico tem não só junto ao seu público, mas também àqueles que levam essas histórias para as telas. “[O que estamos fazendo] é brincar com esse com essa criança que habita em todos nós. É isso que a gente tem que fazer mesmo no dia a dia no set. Às vezes você tem que contracenar com um animal fantástico que não está presente ali. A gente não tem nada ali às vezes assim é apenas um sinal no chão uma marquinha. Você não tem esse bicho lá, então é o puro faz de conta mesmo. É também muito emocionante para quem faz”.

Embora já acostumada a conviver com fãs apaixonados após décadas estrelando telenovelas, Maria Fernanda se mostrou impressionada com a forma como potterheads do mundo todo lidam com a franquia do bruxinho. “Esses filmes fazem parte mesmo da vida deles. (...) O filme está sendo lançado agora, mas já consigo perceber isso, que de fato é algo importante na vida desses fãs”.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore verá o célebre bruxo de Hogwarts, interpretado por Jude Law, que sabe da busca por controle de Grindelwald, alistar Newt Scamander (Eddie Redmayne) para liderar uma equipe em uma perigosa missão na qual eles encontrarão velhas e novas criaturas, além da crescente legião de seguidores do vilão.

David Yates dirige Animais Fantásticos 3. O roteiro é da autora dos livros de Harry Potter, J.K. Rowling, em colaboração com Steve Kloves.

Maria Fernanda Cândido, Ezra Miller, Jessica Williams, Alison Sudol, Katherine Waterston e Dan Fogler completam o elenco. O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.