Filmes

Notícia

Matadouro 5 | Charlie Kaufman vai escrever o roteiro para Guillermo Del Toro

Adaptação do livro de Kurt Vonnegut deve demorar para sair do papel

Natália Bridi
09.07.2013
09h50
Atualizada em
29.06.2018
02h39
Atualizada em 29.06.2018 às 02h39

Além do desejo de ter Benedict Cumberbatch como o protagonista da sua versão de Frankenstein, Guillermo Del Toro revelou ao The Daily Telegraph que Charlie Kaufman (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, Adaptação) é o roterista da adaptação ao cinema de Matadouro 5 (Slaughterhouse Five).

matadouro-5

None

Segundo o diretor, porém, o filme baseado no livro de Kurt Vonnegut ainda deve demorar para sair do papel: "Charlie e eu conversamos durante uma hora e meia e chegamos a forma perfeita de adaptar o livro. Adoro a ideia dos Trafalmadorianos [a raça alienígena de Matadouro 5] estarem 'presos no tempo', onde tudo acontece ao mesmo tempo. E é por isso que quero adaptá-lo. (...) O estúdio o financiará quando for o meu próximo filme, mas como posso me comprometer que esse seja meu próximo filme antes que exista um roteiro? Charlie Kaufman é um roteirista muito caro!".

Publicado em 1969, Matadouro 5 mostra a tentativa de um ex-soldado americano, Billy Pilgrim, de escrever sobre a sua experiência na guerra. O personagem viaja no tempo, para outros planetas, e revisita diversos momentos da sua própria vida – sendo o ponto crucial da sua existência o episódio em que foi feito prisioneiro durante a Segunda Guerra, quando vivenciou o bombardeio da cidade alemã de Dresden, em que morreram 135 mil pessoas.

Del Toro lança Círculo de Fogo nesta sexta nos EUA (o filme chega ao Brasil em 9 de agosto). Depois, o diretor tem pela frente o lançamento de The Strain, adaptação para a TV da série literária Trilogia da Escuridão e as filmagens do Crimson Peak, a possível continuação de Círculo de Fogo, além dos projetos a longo prazo de Frankenstein, Pinóquio, a série de TV do Hulk e Hellboy 3 (que, apesar do otimismo de Ron Perlman, dificilmente será realizado, segundo as últimas declarações de Del Toro).

Já Kaufman trabalha atualmente na animação Anomalisa, no musical Frank or Francis, no roteiro de Chaos Walking, na série animada do FX How and Why e no projeto de uma série cômica para a HBO.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.