Filmes

Entrevista

Guardiões da Galáxia Vol. 2 | "Considero ele um mito", diz dublador nacional de Sylvester Stallone

Luiz Feier Motta falou sobre experiência do longa

Rodrigo Fonseca
09.05.2017, às 18H00
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H39
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H39

Rivais na disputa pelo espectador, os estúdios de Hollywood têm um patrimônio em comum no Brasil: a voz de Luiz Feier Motta, que tornou-se, nos últimos anos, locutor oficial dos trailers dos blockbusters mais disputados pelo mercado exibidor. Mas não é só nos comerciais de cinema que ele é conhecido: desde 1993, qualquer filme com Sylvester Stallone lançado em circuito nacional, com versão brasileira, terá Feier como dublador. Inclua aí Guardiões da Galáxia Vol. 2 - que já vendeu 2,7 milhões de ingressos no país desde sua estreia – no qual ele encarna o saqueador Stakar.    

É uma grande responsabilidade dublar um ator que tem uma legião de fãs tão grande como a do Stallone, com o desafio de mergulhar fundo no personagem que ele esteja vivendo. Considero ele um mito, por ser um dos atores de carreira mais longevas, que representa um herói para seus admiradores”, diz Feier, que vive em Caxias do Sul e grava muitos de seus trabalhos lá mesmo, enviando sua voz para os maiores estúdios de dublagem do Brasil. “Nos Guardiões, deixa, no final do filme, um recado de que pode haver uma continuidade para Stakar. Tomara!”.

Dos anos 1980 até hoje, Stallone passou pela voz de mitos da dublagem como André Filho Antonio Moreno antes de ser confiado a Feier, que ganhou o papel na versão brasileira de Risco Total, na primeira metade dos anos 1990. Ele já emprestou a voz a Steven SeagalPierce Brosnan e o Sr.Incrível, patriarca da animação Os Incríveis (2004).

Comecei minha carreira em dublagem em 1981 e comecei o Stallone em 1992. Na época, ele era dublado pelo saudoso André Filho, que, por motivos de saúde, teve que se afastar. Eu, que estava na hora certa, no lugar no certo, fui escolhido, e passei por mais de 30 filmes dublando Stallone”, diz o ator, hoje com 56 anos. “Não existe uma preparação especial para se dublar um filme, só concentração, dedicação e capricho, seja dublando o Stallone ou o policial número sete da cena”.   

Guardiões da Galáxia Vol. 2 está em cartaz nos cinemas em todo o Brasil.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.