Séries e TV

Lista

7 séries médicas para quem é fã da mistura de drama e cirurgias

Conheça várias produções do gênero que estão no ar atualmente

05.10.2018, às 19H00.
Atualizada em 05.10.2018, ÀS 19H45

Dramas médicos são praticamente sinônimo da televisão: há sempre uma opção de série de TV ambientada em um hospital e intercalando cirurgias arriscadas e o relacionamento ora amoroso, ora turbulento entre os médicos. Na TV moderna, séries com E.R. se tornaram verdadeiros fenômenos e lançaram ao estrelato atores como George Clooney e Mary McDonnell. Todo ano as emissoras tentam chamar a atenção do público com o formato clássico e, nesse processo, várias séries médica são lançadas e canceladas na luta pela audiência - a bola da vez está com a veterana Grey’s Anatomy e a novata The Good Doctor. Confira uma lista de 10 séries médicas que estão no ar atualmente:

Code Black

Divulgação/ CBS
Divulgação/ CBS

Apesar da série da CBS ter sido cancelada em sua terceira temporada, que terminou de ser exibida nos Estados Unidos em 2018, a série entra na lista dado que o futuro da atração ainda é incerto - Kelly Kahl, presidente da emissora, já deu declarações de que a série pode retornar, principalmente após apresentar uma boa audiência nos últimos episódios do terceiro ano, exibidos após o anúncio do cancelamento. Sob os olhos da dupla de protagonistas formada pela dra. Leanne Rorish (Marcia Gay Harden) e por Ethan Willis (Rob Lowe), Code Black era/é focada nos momentos de crise do hospital Angels Memorials, com a emergência ocupada, escassez de pessoal e sem recursos suficientes.

Grey’s Anatomy

Richard Cartwright/ABC
Richard Cartwright/ABC

A veterana da lista chegou à sua 15ª temporada em 27 de setembro nos Estados Unidos - os novos episódios chegam no Brasil em 29 de outubro, pelo canal pago Sony. O número igualou a trama de Shonda Rhimes à série E.R. em duração e, com o 16º ano garantido, em breve se tornará a mais longa série médica. Com poucos membros do elenco original, a atração segue acompanhando a rotina da dra. Meredith Grey (Ellen Pompeo) e dos médicos do Grey Sloan Memorial Hospital em sua rotina médica, mas, principalmente, focando em suas vidas afetivas e seus conflitos amorosos. Em 15 anos, o público acompanhou o crescimento profissional da protagonista em paralelo às turbulências de sua vida pessoal - Meredith já esteve em um triângulo amoroso, foi casada e, no momento, é viúva.

The Good Doctor

Divulgação/ Eike Schroter/ABC
Divulgação/ Eike Schroter/ABC

A série estreou no canal norte-americano ABC em setembro de 2017 e, já com sua primeira temporada, conseguiu reunir uma legião de fãs. O segundo ano estreou nos Estados Unidos em 24 de setembro e a trama acompanha os impactos da chegada do médico Shaun Murphy (Freddie Highmore) em um hospital conceituado. O profissional tem algumas particularidades: além de ser autista, distúrbio neurológico caracterizado pela dificuldade em se comunicar, usar linguagem e conceitos abstratos, ele tem em contrapartida síndrome de savantismo, que lhe confere genialidade em diversas áreas, memória perfeita e capacidade analítica muito acima da média. Além de Shaun, a trama com Nicholas Gonzalez como o dr. Neil Melendez e Antonia Thomas como dra. Claire Browne.

Sob Pressão

Reprodução/ TV Globo
Reprodução/ TV Globo

Representante brasileira da lista, Sob Pressão foi lançada pela Rede Globo com a proposta de mostrar as dificuldades específicas do sistema público de saúde nacional, onde faltam recursos e sobram pacientes. Fugindo do glamour das séries americanas, a série tem Júlio Andrade, no papel do atormentado Dr. Evandro, o cirurgião-chefe da equipe médica do hospital, e Marjorie Estiano, que vive a Dra. Carolina, cirurgiã vascular que alia seu conhecimento técnico com sua fé para encarar as situações de miséria que enfrenta no dia a dia. A dupla trabalha em um hospital público do Rio de Janeiro e, ao longo da primeira temporada - a estreia da segunda temporada de Sob Pressão já está disponível na GloboPlay - os dois tentam encontrar o equilíbrio entre as dificuldades da profissão e os dramas de suas vidas privadas.

Chicago Med

Divulgação/ Elizabeth Sisson/NBC
Divulgação/ Elizabeth Sisson/NBC

A franquia Chicago, assinada por Dick Wolf, tem parcelas sobre a vida profissional e privada de bombeiros, policiais, advogados e, é claro, médicos da cidade norte-americana que dá nome às séries. Chicago Med, está em sua quarta temporada - a estreia nos Estados Unidos foi em 26 de setembro - e funciona no modelo mais clássico possível de série médica. A trama acompanha o dia-a-dia de um grupo de médicos e enfermeiros de um hospital de Chicago. Entre eles, a dra. Natalie Manning (Torrey DeVitto), uma emergencista especializada em pediatria; Sharon Goodwin (S. Epatha Merkerson), diretora do hospital; dr. Daniel Charles (Oliver Platt), chefe da psiquiatria; dr. Will Halstead (Nick Gehlfuss) e as enfermeiras Maggie Lokwood (Marlyne Barrett) e April Sexton (Yaya DaCosta).

New Amsterdam

Divulgação/ NBC
Divulgação/ NBC

Recém-lançada pela NBC - a série estreou em 25 de setembro nos Estados Unidos -, a atração é focada no dr. Max Goodwin (Ryan Eggol) diretor médico de um hospital envelhecido e com médicos desmotivados. Idealista, ele assume o cargo com a intenção de transformar o local “no único hospital do mundo capaz de tratar pacientes com Ebola, prisioneiros da segurança máxima e o Presidente dos Estados Unidos sob o mesmo teto”, devolvendo aos profissionais a motivação para exercer a profissão com prazer e responsabilidade. Na trama, Goodwin luta para impedir que a burocracia interfira no atendimento aos pacientes e se mostra determinado a trazer ao hospital toda a glória que ele já teve no passado.

The Resident

Divulgação/ Fox
Divulgação/ Fox

Ao invés de mostrar o mundo da medicina cheio de glamour, a série da Fox foca exatamente no lado oposto: na imensa quantidade de erros médicos. Logo nos primeiros minutos, por exemplo, o espectador é apresentado ao dado de que erros médicos representam uma parcela absurda da mortalidade hospitalar nos EUA e que isso é acobertado por um sistema que trata a saúde como uma máquina de fazer dinheiro. Em sua segunda temporada - que chegou no Brasil em 5 de outubro, pelo canal pago Fox -, a trama acompanha o dia a dia de personagens como Conrad (Matt Czuchry), um médico brilhante; Nic (Emily VanCamp), uma enfermeira dedicada e Devon (Manish Dayal), interno que ainda está entendendo como a medicina funciona de fato.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.