Ricky Gervais na promo de Globo de Ouro

Créditos da imagem: NBC/Divulgação

Filmes

Notícia

Ácido como sempre, Ricky Gervais choca Globo de Ouro com monólogo de abertura

Comediante britânico comparou grandes estúdios ao Estado Islâmico e não poupou nenhuma estrela com suas piadas

Mariana Canhisares
05.01.2020
22h58
Atualizada em
06.01.2020
08h34
Atualizada em 06.01.2020 às 08h34

Não se pode dizer que a acidez do monólogo de abertura de Ricky Gervais neste domingo (5) no Globo de Ouro 2020 foi surpreendente. Pelo contrário. Escalado pela quinta vez para comandar a cerimônia, o comediante britânico sempre foi amplamente conhecido pelas suas piadas ousadas - ou, às vezes, apenas ofensivas.

Anunciando que esta seria sua última vez à frente do prêmio, Gervais afirmou com todas as letras que não se importava mais - ou melhor, nunca se importou. "Lembrem-se: são apenas piadas", disse antes de começar seu monólogo, cheio de alfinetadas que atacaram todo tipo de assunto, desde os comentários do diretor Martin Scorsese sobre os filmes da Marvel até comparar grandes corporações, como a Apple e a Disney, ao Estado Islâmico.

"Esse foi um grande ano para filmes sobre pedófilos - Surviving R. Kelly, Leaving Neverland, Dois Papas", afirmou em certo ponto. Mais tarde, brincou que ao final da estreia de Era Uma Vez... em Hollywood, a acompanhante de Leonardo DiCaprio já era velha demais para ele.

Gervais, porém, não se absteve de fazer piada consigo mesmo. O comediante se disse surpreso de ter sido chamado mais uma vez para apresentar o Globo de Ouro. "Kevin Hart foi demitido do Oscar por uns tweets ofensivos", afirmou, apontando para si mesmo - uma referência aos seus recentes posts polêmicos no Twitter fazendo piada com mulheres trans.

Tom Hanks no Globo de Ouro 2020
Globo de Ouro 2020/NBC/Reprodução

As reações no cômodo foram divididas e talvez o melhor exemplo disso seja Tom Hanks: ninguém sabia se ria ou se ficava chocado. Quer aprovem ou não o monólogo, fato é que Gervais deu o tom da cerimônia e tornou-se o protagonista de um dos momentos mais marcantes da noite.