George MacKay em 1917

Créditos da imagem: 1917/Universal Pictures/Reprodução

Filmes

Lista

Conheça 1917, o vencedor do maior prêmio do Globo de Ouro

Filme, que chega aos cinemas brasileiros no final do mês, desbancou Coringa e O Irlandês no último domingo (5)

Mariana Canhisares
06.01.2020
02h09

As vitórias de 1917 nas principais categorias do Globo de Ouro 2020 surpreenderam muita gente, principalmente no Brasil, onde o filme chega aos cinemas apenas em 23 de janeiro. Afinal, no último domingo (5), o filme de Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial superou alguns dos grandes favoritos do ano, como Coringa e O Irlandês, e foi eleito Melhor Filme de Drama e Melhor Diretor.

Se você não tem ideia sobre o que se trata o filme, conheça-o em quatro itens:

TRAMA

Escrito por Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns, o longa acompanha um dia na vida dos cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), jovens britânicos que são encarregados de entregar uma mensagem que pode salvar 1600 pessoas durante a Primeira Guerra Mundial.

DIRETOR

Sam Mendes no Globo de Ouro 2020
Frederic J. Brown/AFP

Além de assinar o roteiro, Sam Mendes também assume a cadeira de diretor. O cineasta é conhecido por seu trabalho em Beleza Americana, pelo qual levou um Oscar em 2000, além de títulos como Estrada para Perdição, 007 - Operação Skyfall e 007 Contra Spectre.

ELENCO

George MacKay em 1917
1917/Universal Pictures/Reprodução

George MacKay e Dean-Charles Chapman vivem a dupla de protagonistas, mas o elenco reúne grandes nomes como Benedict Cumberbatch, Mark Strong, Richard Madden, Colin Firth e Andrew Scott.

FORTE CANDIDATO AO OSCAR

George MacKay em 1917
1917/Universal Pictures/Reprodução

Embora o Globo de Ouro não seja parâmetro para decidir os vencedores do Oscar, 1917 deve despontar como um dos grandes favoritos na edição deste ano ao menos em uma categoria: Melhor Fotografia para Roger Deakins. Chega a ser surpreendente que ele tenha levado apenas um Oscar em toda a sua carreira por Blade Runner 2049. Afinal, ele foi o diretor de fotografia de Fargo, Um Sonho de Liberdade, Bravura Indômita, entre tantos outros.